Bom dia pessoal.
Sou novo na comunidade, e o principal de tudo, é que não entendo de linux, tão pouco banco de dados, porém gostaria de saber se alguém poderia me ajudar de uma forma descomplicada, de como eu posso fazer o backup dos meus dados adicionados no Alfresco?
Desde já agradeço a ajuda.
Bom dia.
Basicamente o que você precisa fazer é extrair um dump do banco de dados, e como fazer isso vai depender do banco de dados que você está utilizando.
Você precisará salvar a pasta onde o Alfresco guarda os documentos nele armazenados, que no linux "normalmente" está em /opt/alfresco/alf_data/contentstore
Além disso você precisará salvar as configurações que você fez. Normalmente as configurações ficam em /opt/alfresco/tomcat/shared.
Caso você tenha feito customizações ou instalado addons (na forma de AMPs), você precisa guardar as pastas amps e amps_share, que ficam na pasta de instalação do Alfresco.
Você precisa fazer a cópia desses arquivos com o sistema parado.
Para a documentação oficial do Alfresco sobre isso, acesse Backing up and restoring | Alfresco Documentation
Você também pode utilizar ferramentas para gerenciar o backup para você, como GitHub - toniblyx/alfresco-backup-and-recovery-tool: Alfresco BART is a tool written in shell script... , mas eu não recomendaria que você utilizasse até entender completamente o que está sendo feito.
Outra recomendação é, uma vez configurado o backup, que você faça testes de restore períódicos para garantir que o que você está fazendo está correto. Não vai ser muito legal se, quando você precisar do backup, na hora de fazer o restore, descobrir que ele não funciona.
Bom dia Douglas.
Obrigado pelo retorno.
O banco eu estou utilizando o padrão da instalação dele (pelo que vi Postgre), como posso extrair este arquivo dump?
Atualmente estou rodando ele em plataforma microsoft.
Deixa eu ver se entendi:
O Backup consiste basicamente em: criar este "Dump" pela base de dados (isto eu ainda não faço ideia de como fazer), e copiar algumas pastas para um pendrive, e para restaurar o backup eu apenas sobrescrevo as pastas originais por estas que eu salvei ?
Seria isso?
Ok, vamos lá.
Para o PostgreSQL você terá que usar uma ferramenta pg_dump. Você vai encontrar o executável na pasta de instalação do Alfresco.
E respondendo sobre o que é o backup, sim, é basicamente isso, copiar algumas pastas E seus arquivos.
Para a restauração, em resumo, sim, seria recuperar os conteúdos, mas não simplesmente sobrescrevendo.
Como disso na resposta anterior, você terá que estudar o assunto para entender todo o processo.
Você terá que restaurar "partes" dos arquivos guardados, informações como usuários, senhas, endereços.
Além disso, você terá que restaurar o dump do banco de dados em um banco vazio que você terá que criar.
Para isso, você terá que estudar o PostgreSQL para entender como se cria um novo banco, e depois você precisará do pg_restore para restaurar o dump.
Eu te recomendo o seguinte.
Instale o Alfresco em outro computador onde você possa brincar, pois com certeza você vai acabar quebrando o ambiente nas suas primeiras tentativas.
Faça diversos testes de backup e restauração, preferencialmente em um outro computador. Não deixe para aprender isso em produção.
Douglas,
Consegui realizar um backup, porem verifiquei que alguns arquivos xml ou properties que foram customizados também necessitam ser restaurados e não se encontram na pasta alf_data.
Vi que existe uma forma de realizar um backup automático (de acordo com o link), este backup consegue recuperar também todos esses arquivos de configurações do alfresco (properties/.xml)?
Outra dúvida, de que forma ficam salvos as informações dos documentos? Ficam na alf_data na forma binária ou no banco de dados? Você sabe como o alfresco guarda essas informações de configuração, documentos, o que fica no banco e o que fica na alf_data?
Boa tarde.
Eu não recomendo que você use a ferramenta do link que eu passei até que você entenda todo o processo.
Se você ainda não sabe onde os arquivos de configuração estão, então automatizar o processo só vai piorar as coisas para você. Você deve conseguir recuperar os arquivos de configuração por conta própria.
Respondendo suas perguntas, sobre as configurações, propriedades e tal, apenas repito a minha resposta do primeiro post:
Além disso você precisará salvar as configurações que você fez. Normalmente as configurações ficam em /opt/alfresco/tomcat/shared.
Outro lugar que podem estar é na pasta amps, dentro de Tomcat, mas isso só se você empacotou suas customizações como AMPs.
As "informações dos documentos" ficam salvos no banco de dados.
Na pasta alf_data/contentstore você encontrará OS documentos.
Alguns conceitos importantes que você precisa entender e que vão te ajudar nessa questão do backup estão disponíveis em Repository concepts | Alfresco Documentation
Espero que seja útil.
Eu criei dois scripts para isso espero que ajude bruno-oliveira1 (Bruno Oliveira) · GitHub
Discussions about Alfresco Content Services and Alfresco Process Services in Portuguese
Related:
By using this site, you are agreeing to allow us to collect and use cookies as outlined in Alfresco’s Cookie Statement and Terms of Use (and you have a legitimate interest in Alfresco and our products, authorizing us to contact you in such methods). If you are not ok with these terms, please do not use this website.