Bom dia...
sou um recente utilizador da plataforma Alfresco. Estou avaliar a plataforma como solução para organização de ficheiros e até ao momento utilizei a versão Alfresco Community Editions.
Para a solução que pretendo implementar, verifico que necessito customizar a plataforma Alfresco e é aqui que surgem muitas duvidas.
Por exemplo, preciso de alterar a janela de editar propriedades de um ficheiro, de modo a receber novos campos de preenchimento e de acordo com o tipo de ficheiro.
Consegui criar um projecto AIO SDK 3.0 pela linha de comandas, mas a partir daqui não sei quais os próximos passos a dar.
Alguém pode indicar manuais, exemplos, vídeos ou outro tipo de informação de modo a conseguir customizar a plataforma Alfresco?
Obrigado pela ajuda prestada.
MN
Bom dia.
Para o caso específico que você citou sobre adicionar novos campos, tudo o que você precisa aprender está disponível em Working With Custom Content Types in Alfresco | ECMArchitect | Alfresco Developer Tutorials
Mas se você quer aprender mais sobre o que pode ser customizado, eu recomendo fortemente que você leia todos os tutoriais desta página About the Alfresco Developer Tutorial Series | ECM Architect
Douglas obrigado por sua resposta, vou explorar toda a informação que disponibilizou.
Boa noite...
Tenho lido a documentação que o Douglas disponibilizou, mas estou com alguma dificuldade em entender o que representa um tipo e um aspecto na criação de um modelo personalizado....
Alguém pode ajudar neste assunto? Desde já obrigado pela ajuda...
MN
Bom dia.
Não sei se você conhece programação orientada a objetos, mas caso conheça, então fica mais fácil.
Um tipo documental seria algo mais ou menos como uma classe.
Exemplo, um tipo Contrato pode ter campos como Fornecedor, Cliente, Objeto do Contrato.
Isso quer dizer que, ao se classificar ou tipificar um documento como Contrato, ele passará a ter esses campos definidos no tipo.
Então você pode imaginar um tipo como um modelo de dados que será aplicado à TODOS os documentos daquele tipo.
Um aspecto é semelhante, mas ele te permite mais liberdade na definição das propriedades que os objetos terão.
Uma forma de tentar entender o que isso significa é selecionar um dos Aspectos disponíveis por padrão no Alfresco. Um bem legal para fins de estudo seria o Enviado por email (cm:emailed)
Documentos criados no Alfresco sempre terão, no mínimo, os campos Nome, Título, Descrição, Autor, etc... Isso é assim pois o tipo cm:content define dessa forma.
Mas usando o exemplo acima, adicionando-se o aspecto Enviado por email à um documento específico, fará com que esse documento, e apenas esse documento, tenha novos campos, no caso, os destacados na imagem abaixo, no quadro Enviado por email
Resumindo, um aspecto te permite definir propriedades que serão adicionados somente à alguns documentos, independente do tipo.
Novamente usando o exemplo do email, nem todo documento chegou ou foi enviado por email, mas para aqueles que foram, o aspecto te dará a possibilidade de preencher os campos.
Sempre que possível, utilize aspectos, essa é uma das boas práticas recomendadas.
Espero que te ajude à entender o conceito.
Avise se tiver mais alguma dúvida.
Boa tarde...
Mais uma vez Douglas, agradeço a ajuda que me deu. A forma como explicou fica fácil de entender.
Quando estive a fazer alguns exemplos surgiu-me algumas duvidas.
- Um documento( ficheiro ) só pode ter um tipo personalizado, mas esse tipo pode ser alterado as vezes que forem necessárias?
Quando altero um documento para um tipo personalizado, já não me aparece a possibilidade de fazer a alteração para outro tipo. Simplesmente, não aparece tipos para seleccionar
Pudesse ter mais que um aspecto associado a um documento?
Nas pastas(Folder) só é possível definir aspectos?
Desde já obrigado pela ajuda..
MN
- Um documento( ficheiro ) só pode ter um tipo personalizado, mas esse tipo pode ser alterado as vezes que forem necessárias?
Quando altero um documento para um tipo personalizado, já não me aparece a possibilidade de fazer a alteração para outro tipo. Simplesmente, não aparece tipos para seleccionar
Para o que você precisa, você deve usar aspectos. Depois de ter um objeto (documento ou pasta) com um tipo, você não pode alterá-lo através do Share. Para isso, se você precisar aplicar imóveis de acordo com sua empresa, você deve usar aspectos.
Pudesse ter mais que um aspecto associado a um documento?
Sim. Os aspectos são grupos de propriedades que você pode aplicar a um ou mais objetos e assim reutilizá-lo.
Nas pastas(Folder) só é possível definir aspectos?
Sim. Os aspectos "não entende os tipos" que você os aplica para um documento, pasta ou "algo" com seu tipo personalizado e já :-)
Complementando sua resposta, creio que com o item "Nas pastas(Folder) só é possível definir aspectos?"
Creio que a pergunta dele foi se é possível definir apenas aspectos para as pastas.
E nesse caso, a customização não é limitada apenas à aspectos.
Pastas, assim como documentos, também podem ter tipos customizados, como por exemplo, uma Pasta de Funcionário, e essa pasta, assim como um documento de tipo customizado, pode ter propriedades customizadas, como Nome ou Número de Registro, podendo inclusive estas propriedades serem definidas no próprio tipo customizado, ou mesmo em aspectos marcados como mandatory-aspects
Resumindo, todo e qualquer objeto existente dentro do Alfresco tem um tipo, e eles podem ser extendidos.
Cristina e Douglas agradeço as vossas resposta, ajudar a entender...
Discussions about Alfresco Content Services and Alfresco Process Services in Portuguese
Related:
By using this site, you are agreeing to allow us to collect and use cookies as outlined in Alfresco’s Cookie Statement and Terms of Use (and you have a legitimate interest in Alfresco and our products, authorizing us to contact you in such methods). If you are not ok with these terms, please do not use this website.