Perfis de documentos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulo-oliver
Member II

Perfis de documentos

Caros colegas,

Se formos analisar friamente temos que afirmar que a customização personalizada de conteúdos do Alfresco não é nada amigável.
Para definir o perfil de documento é necessário o conhecimento mínimo de XML, isso está a kilometros do usuário final.
Proponho a criação de uma rotina de criação de perfis de documentos de forma a especificar campos de identificação e pesquisa de forma similar à customização do MS-Access.
Eu, particularmente, me inscrevi numa pós graduação de “Desenvolvimento de Aplicações Corporativas na Plataforma Java” com o único intuito de poder criar novas rotinas para incrementar o produto. É claro que quero ganhar dinheiro com isso. Quero ser partner da Alfresco nesse sentido.
Proponho a criação de grupos de trabalho para essa finalidade.

Paulo Oliver.
7 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Perfis de documentos

Olá Paulo,
            Estou voltando a ativa agora, mais vamos falar das suas observações .:
Como consultor na á rea há muito tempo, tendo experiência em instalação de grandes projetos e em fase de adoção do Alfresco como alternativa para o software com o qual trabalho, vejo como sendo uma deficiência do Alfresco a dificuldade na criação de perfis personalizados de conteúdos e espaços. Por haver necessidade de elaboração de scripts XML e edição de alguns arquivos de controle cria-se uma enorme distância entre essa funcionalidade e o usuário.
cNão estou, com isso, propondo que essa tarefa seja de responsabilidade do usuário final, mas de gerentes de áreas como documentação, digitalização, etc. que não necessariamente possuem aptidão ou capacitação para isso.
Portanto, reforço a sugestão que fiz no tópico Desenvolvedor AlfrescoDesenvolvimento Alfresco ExplorerPerfiz de documentos do Fórum Brasil viewforum.php?f=19 onde proponho a criação de uma “rotina de criação de perfis de documentos” para especificação campos (formato, tamanho, etc.) de identificação e pesquisa de forma similar à customização do MS-Access.
1-vejo como sendo uma deficiência do Alfresco a dificuldade na criação de perfis personalizados de conteúdos e espaços. Por haver necessidade de elaboração de scripts XML e edição de alguns arquivos de controle cria-se uma enorme distância entre essa funcionalidade e o usuário.
R- Na realidade o Alfresco Labs como vc. bem sabe é um guarda-chuva agregando várias tecnologias Java e em especial o FreeMarker -Spring-jBPM- etc.  "Out-of-Box"  e pronto para uso, mais se houver necessidade de efetuar customizações para atender as necessidades do projeto temos que usar extensões  que são escritas no formato " XML, XSD, XSLT " . Seu questionamento me lembra o servlet container Tomcat que até a versão 1.4  tinha um gerenciador visual para deploy  etc. mais que com o passar do tempo foi descontinuado  a comunidade brigou na geral mais a justificativa da Apache nem deu bola.
    O jBPM tem uma interface (plugin Eclipse) para desenho de fluxo mais gera por trás todo um código xml para poder ter compatibilidade com os outros vários frameworks como :-Seam,Alfresco,Intalio…
     Mais e o usuário final, bem ele vai receber o treinamento e o manual e executar o seu trabalho.

2-  Não estou, com isso, propondo que essa tarefa seja de responsabilidade do usuário final, mas de gerentes de áreas como documentação, digitalização, etc. que não necessariamente possuem aptidão ou capacitação para isso.
R-Bem, seu usuário precisa ser treinado e alguns procedimentos precisam ser previstos no projeto.

3-Portanto, reforço a sugestão que fiz no tópico Desenvolvedor AlfrescoDesenvolvimento Alfresco ExplorerPerfiz de documentos do Fórum Brasil viewforum.php?f=19 onde proponho a criação de uma “rotina de criação de perfis de documentos” para especificação campos (formato, tamanho, etc.) de identificação e pesquisa de forma similar à customização do MS-Access.
R-Vc. tem idéia por onde podemos começar….???
sds.
paulo-oliver
Member II

Re: Perfis de documentos

Caro William,

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, como sempre, você se prontifica a auxiliar sendo um dos membros mais ativos desse fórum. Parabéns.
Estou elaborando um descritivo das rotinas e em breve disponibilizarei no Fórum.
Um abraço.
Paulo Oliver
williamsilva
Established Member II

Re: Perfis de documentos

"Paulão",
Não tem que agradecer nada pois é para isso que existe a "comunidade" e vc. também é um dos membros mais contribui com material e sugestões . Bem prepare o material  e se possivel mande também para o meu e-mail pois assim fico mais antenado.
Ps. Vai ao Meetup 2008 em SP.??
  vou te adcionar no MSN ok..
Abraços…
paulo-oliver
Member II

Re: Perfis de documentos

William,
Não perco o  Meetup 2009 por nada e ainda reforço a idéia do treinamento citado no formúlário de inscrição marcado para os dias 3 e 4, já estou reservando passagens e resta saber os locais dos eventos para reservar hotel nas imediações.
Espero concluir o descritivo o mais breve possível.
Um abraço.
williamsilva
Established Member II

Re: Perfis de documentos

Vc. já recebeu a confirmação da inscrição ……
paulo-oliver
Member II

Re: Perfis de documentos

William,

O aplicativo anexo o "Custom Content Model Creator" é escrito em VB para criar os arquivos XML para
content models customizados no Alfresco.
Além disso deve-se editar os arquivos de configuração de forma a disponibilizar o novo "tipo" de conteúdo dentre as opções disponibilizadas pelo Alfresco. Para isso basta seguir as instruções do roteiro do texto "Trabalhando com tipos de conteúdos personalizados" que disponibilizei anteriormente.
Como falei no e-mail, sem dúvida é uma rotina de grande valia, mas não faz parte do Alfresco, não é Java, não segue o padrão da interface gráfica, não trata espaços e exige a configuração do cliente Web para que o mesmo seja capaz de reconhecer o novo tipo de conteúdo.
Imagino a criação de uma rotina integrante da interface Alfresco Explorer com funcionalidade similar e disponível, também, para personalização de metadados de espaços e com edição automática dos arquivos de configuração do cliente Web.
Imagino, também, a possibilidade de definir quais usuários teriam a permissão de criar novos tipos de conteúdo e espaços ou disponibilizar essa rotina somente entre as funções de administração.
Espero poder discutir esses assuntos no Meetup do dia 5.
Conto com seu apoio.
Um abraço.
Paulo Oliver.
rleones
Member II

Re: Perfis de documentos

Paulo,

O documento anexo não está mais disponível. O texto Trabalhando com tipos de conteúdos personalizados está aqui no fórum?

Atenciosamente,

Roberto Leones