Alfresco Upgrade + Portlets

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mantunes_3814
Member II

Alfresco Upgrade + Portlets

Boa tarde,

Sou relativamente novo no mundo Alfresco e tenho algumas duvidas que espero que me possam ajudar.

1) O Alfresco suporta ou irá suportar brevemente portlets?

2) É “simples” a migração do “Alfresco” para o “Alfresco Share”?

Muito obrigado pela ajuda!
Marco
5 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Alfresco Upgrade + Portlets

Olá,
1) O Alfresco suporta ou irá suportar brevemente portlets?
R- A especificação JSR 168 é bem clara quanto a isso, mais o Alfresco é um produto GED/ECM mais pode fazer integração com alguns portais :
http://blogs.rivetlogic.com/aelnattar/2009/04/15/alfresco-integration-with-jsr-168286-portals/
http://blogs.alfresco.com/wp/luissala/2008/12/09/goodbye-jsr-168-and-wsrp-portlets-hello-opensocial-...
Os dashboards do Alfresco Share é chamado por alguns de portlets mais são coisas distintas.

2) É “simples” a migração do “Alfresco” para o “Alfresco Share”?
R-Se vc. for migrar os conteúdos de seus espaços sim é possivel mais as regras e outros recursos e etributos  especificos do Alfresco DM  terão que ser novamente implementados e refeitos.O Alfresco Share 3.2 ao que me parece foi desvinculado do Alfresco DM.
sds.
mantunes_3814
Member II

Re: Alfresco Upgrade + Portlets

WilliamSilva wrote: Olá,
1) O Alfresco suporta ou irá suportar brevemente portlets?
R- A especificação JSR 168 é bem clara quanto a isso, mais o Alfresco é um produto GED/ECM mais pode fazer integração com alguns portais :
http://blogs.rivetlogic.com/aelnattar/2009/04/15/alfresco-integration-with-jsr-168286-portals/
http://blogs.alfresco.com/wp/luissala/2008/12/09/goodbye-jsr-168-and-wsrp-portlets-hello-opensocial-...
Os dashboards do Alfresco Share é chamado por alguns de portlets mais são coisas distintas.

2) É “simples” a migração do “Alfresco” para o “Alfresco Share”?
R-Se vc. for migrar os conteúdos de seus espaços sim é possivel mais as regras e outros recursos e etributos  especificos do Alfresco DM  terão que ser novamente implementados e refeitos.O Alfresco Share 3.2 ao que me parece foi desvinculado do Alfresco DM.
sds.

Olá William!

Obrigado pelo esclarecimento!  Smiley Happy

Se percebi bem, existe um incentivo para a comunidade desenvolver o suporte para portlets.

"An Open Call for Portlets (…) There’s a green field here for developers to explore and I strongly urge you to take advantage of this opportunity."

A solução a curto prazo seria a integração com Liferay, mas infelizmente ainda não tenho a experiencia necessária para avaliar se ao optar por Alfresco + Liferay não estarei assumir um risco de uma manutenção pesada, isto partindo do principio que consigo colocar as duas aplicações a comunicarem a 100%.

Já alguém passou por esta experiência? É uma solução prática e viável para uma empresa?

Muito obrigado,
Marco
zoao
Member II

Re: Alfresco Upgrade + Portlets

Quando estive a avaliar o Alfresco, tambem analisei por alto o Liferay e a integração do Alfresco no Liferay.
Mas não gostei muito, porque pareceu-me que funcionava tudo de forma muito independente e isolada entre as portlets. E gostei bastante do aspecto e forma de funcionamente do Share, enquadrava-se exactamente no que pretendia.

O Share permite um mecanismo de Dashlets e Componentes, que pode ser visto quase como portlets, no entanto tal como o WilliamSilva disse, não tem nada a haver, os Dashlets, são pequenos componentes que se podem colocar na página de entrada de um site ou do utilizador, e podem ser muito simples de se desenvolver se tivermos conhecimentos de javascript.

As grandes desvantagens que vejo no Share em relação ao Liferay é os componentes do Share neste momento ainda serem algo simples (forum, blog, calendário)  e se o que se pretender é criar uma comunidade online então o Liferay deve ser superior. Agora se o que se pretende é criar uma intranet, com gestão documental e com algumas funcionalidades de comunidade que não necessitem de ser muito avançadas, então o Share funciona muito bem.
mantunes_3814
Member II

Re: Alfresco Upgrade + Portlets

Mais uma vez, obrigado pelo feedback.

Eu nos últimos tempos tenho pesquisado bastante sobre qual a melhor tecnologia a colocar sobre Alfresco e com a qual conseguisse manter um compromisso de escalabilidade, fácil desenvolvimento e integração com uma plataforma de gestão documental. Neste momento o eleito é o Drupal!  Smiley Happy

http://www.cmswire.com/cms/web-cms/drupal-alfresco-intranet-flexibility-005742.php

“Corporate intranets present a unique set of challenges for web applications. Intranets have to balance a number of utilitarian demands — single sign on, search, easy content management and flexible integration — with increasing demands to provide the kind of user experience offered by social networks, and rich media portals.
An intranet is no use if it's uninspiring or difficult to use. This is where Drupal and Alfresco — working together — come in handy.”

(…)

PHP solution on the front end has the advantage of quick development, while the robust Alfesco repository handles file protocols, and things like the workflow engine. Updating content can be handled in a number of ways, through an API or webDAV, for instance.

(…)

“Drupal has out-of-the-box functionality for commenting, polls, forums, calendars, events, wikis and general web presentation.”

Webminar
https://alfresco.webex.com/mw0306l/mywebex/nbrshared.do?siteurl=alfresco&recordID=42774832&serviceRe...

Ainda não é definitivo, mas neste momento o Drupal parece ser um excelente candidato.

Já alguém implementou Drupal sobre Alfresco?

Muito obrigado,
Marco
williamsilva
Established Member II

Re: Alfresco Upgrade + Portlets

Minha opinião pessoal,
Drupal == Drupal
Alfresco == Alfresco
SharePoint == SharePoint
Ez Publish == EzPublish
    A realidade é que existe a integração  "CMIS " e há um prazo para que todos os CMS/ECM  tenha a aceitação a esse novo padrão.Assim como aconteceu com a Microsoft em ter que liberar o protocolo Share Point para que outros fabricantes tivessesm acesso as ferramentas Office e emulassem esse serviço em suas plataformas.
    Algumas coisas precisam ser melhor analisadas para que não percamos o rumo de nosso arquitetura.
sds.