Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
charlix
Member II

Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

Alo Pessoal! Boa Noite!

A arquitetura do Alfresco prover o recurso de integrar com outras aplicaçoes
mas será possivel integrar com um gerenciador de impressão a fim de controlar o consumo de impressao em uma empresa
como fazer isso? Como seria está integração?
aguardo respostas.
7 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

Ola Charles,
Complementando seu post http://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=18&t=123 E a sua pergunta via e-mail.:
1-Um dos problema encontrados na organização é a decentralização das impressões em papel.Como vc sabe, boa parte das organizaçoes principalmente as publicas nao possuem controle de seus recursos principalmente em se falando de papel e suprimentos de impressao.
R-Humm.. isso é uma afirmação complicada mais,na realidade existem vários softwares de Gerenciamento de Impressão (o próprio SO- Windows Server) com recursos maiores que o " IBQUOTA" (Impressão Barrada por QUOTA de usuário) como  :
-IBScontent
-Papercut
-WebPrinter
-etc.
2-Por eu estar desenvolvendo um projeto piloto referente ao trabalho de conclusão de curso, resolvi adotar o Alfresco como ferramenta para controle destes recursos citados acima.Como eu descobri é uma ferramenta GED e nao possui a funcionalidade de poder controlar o uso dos recursos como papeis.

R- Seria legal vc. assistir aos  Webinar:
* Alfresco em uma hora :http://webinars.alfresco.com/forms/AlfrescoemumaHora
* Alfresco Share:http://webinars.alfresco.com/forms/AlfrescoShareinPortuguese
Os recursos faltantes vc. pode fazer uma integração/customização com outros softwares. O Alfresco é um produto Open Source que possui incluso vários frameworks  que  são estado da arte feitos em java (=Spring,Acegui, Hibernate, jBpm,etc.), sendo assim os códigos,packages  para  alteração customização etc. estão empacotados no ECM chamado Alfresco,  pelo modelo de licença  –LGPL- a partir da versão 3.3-  sendo assim os arquivos podem  ser alterados/customizados,gerar scripts, etc. por qualquer pessoa ou empresa.
3- como te falei nas messagens anteriores, precisaria de uma vizualizaçao deste ambiente. Nao sei como o Alfresco e IBquota poderiam trabalhar juntos. Até pq por ser um trabalho academico nao posso simplesmente instalar os Sws e prontos.
é necessário criar um mecanismo ou melhor, um modelo que possa referenciar e servir de soluçao
R-Peço para ler os seu post anterior  pois o modelo de integração com o  "IBQUOTA" está na forma como vc. vai integrar o Login de seus usuários dentro do MySQL(=ele possui as cotas e quantidade de impressão dos usuários,que somente podem ser administradas pelo root), pois essa ferramenta  é dependente do "SAMBA".

abraços.
T++.
charlix
Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

WilliamSilva wrote: Ola Charles,
Complementando seu post http://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=18&t=123 E a sua pergunta via e-mail.:
1-Um dos problema encontrados na organização é a decentralização das impressões em papel.Como vc sabe, boa parte das organizaçoes principalmente as publicas nao possuem controle de seus recursos principalmente em se falando de papel e suprimentos de impressao.
R-Humm.. isso é uma afirmação complicada mais,na realidade existem vários softwares de Gerenciamento de Impressão (o próprio SO- Windows Server) com recursos maiores que o " IBQUOTA" (Impressão Barrada por QUOTA de usuário) como  :
-IBScontent
-Papercut
-WebPrinter
-etc.
R-Peço para ler os seu post anterior  pois o modelo de integração com o  "IBQUOTA" está na forma como vc. vai integrar o Login de seus usuários dentro do MySQL(=ele possui as cotas e quantidade de impressão dos usuários,que somente podem ser administradas pelo root), pois essa ferramenta  é dependente do "SAMBA".

abraços.
T++.

Como entendi as duas aplicaçoes iriam compartilhar a mesma base de dados?
Vc conhce alguma aplicaçao de gerenciamento de impressao integrada com o Alfresco? o que vc achou da ideia? Quero utilizar sws livres para fazer o controle especificado
Vou tentar montar o modelo e te envio no email. para ver se é isto mesmo.ok?

abraço! T++
williamsilva
Established Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

Vc conhce alguma aplicaçao de gerenciamento de impressao integrada com o Alfresco? o que vc achou da ideia? Quero utilizar sws livres para fazer o controle especificadoEstude um pouco de LDAP + SAMBA  pois  será util para vc.
Vou tentar montar o modelo e te envio no email. para ver se é isto mesmo.ok? Na próxima semana estarei viajando vai ser complicado T+
sds.
charlix
Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

Obrigado pelas dicas vou pesquisar a respeito.
"LDAP, é um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre TCP/IP. "
Não entendi com este procotolo poderia auxiliar o meu trabalho, vou tentar pesquisar.
Queria saber como seria a comunicação com as duas aplicação. Como te falei queria utilizar estas aplicações mencionadas e o canal seria por banco de dados?

Tentei montar o modelo que pensei, me corrijam se estiver errado. ok??
O que preciso mudar? Para eu ter uma visao do funcionamento.
davidfeitosa
Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

O LDAP funciona como um banco de dados na rede.

Via de regra, ele é usado para autenticar os usuários e pode ser usado inclusive para dizer quanto de cota cada usuário na rede possui e quanto já imprimiu. É o modo padrão para armazenar dados em um domínio de rede, pois possui estrutura em forma de árvore, mais "leve" e fácil de manipular.

Existem várias APIs em Java que acessam o LDAP.

O Spring, um dos frameworks que o Alfresco usa, já possui uma implementação própria de acesso que realiza a consulta aos objetos do LDAP de forma bem simples.

Dê uma olhada na página do Spring, além de REALMENTE estudar o LDAP, que você vai entender melhor.

T+!
williamsilva
Established Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

[attachment=0]
Ps.O  Alfresco autentica os usuários no MySQL.
Na realidade se vc.  instalar o Alfresco,  abrir qualquer documento editar e mandar imprimir .Me diga quem vai gerenciar a impressão desse documento.
Uma pergunta: Vc. já instalou o Alfresco ?? estudou os Webinars ?? está usando a ferramenta na prática ??.
Não sei se interessa mais esse  link é interessante:
http://www.anotherstrangerme.com/alfresco-integration-with-active-directory/
sds.
charlix
Member II

Re: Integrar Alfresco com gerenciador de impressão

WilliamSilva wrote: [attachment=0]
Ps.O  Alfresco autentica os usuários no MySQL.
Na realidade se vc.  instalar o Alfresco,  abrir qualquer documento editar e mandar imprimir .Me diga quem vai gerenciar a impressão desse documento.
Uma pergunta: Vc. já instalou o Alfresco ?? estudou os Webinars ?? está usando a ferramenta na prática ??.
Não sei se interessa mais esse  link é interessante:
http://www.anotherstrangerme.com/alfresco-integration-with-active-directory/
sds.

eu já instalei o Alfresco.

Vc entendeu q o mesmo estaria em um servidor centralizado.
como iria gerenciar as maquinas clientes?
eu cheguei a ver este link mas teria que tarbalhar em ambiente Windows ja que vou trablahar com active diretory.
Agora a pergunta que cala? hehhehe. Onde que entra o gerenciador de impressao?
estou  querendo coloca-lo no mesmo servidor.
aguardo respostas