Problemas do Alfresco

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ivo_costa
Member II

Problemas do Alfresco

Boa Tarde,

Em todos os lugares por onde tenho passado tenho ouvido "queixas" do Alfresco, apesar de entender algumas delas, é para mim um pouco dificil de estar no lugar do utilizador uma vez que já ando neste mundo há algum tempo.

Para dizer a verdade também acho que este forum anda um pouco morto, assim que espero que aproveitem para "desabafar" aquelas coisas que os deixam loucos de raiva  :lol:

Apesar de todos nós sabermos que o Alfresco é um produto excelente, a verdade é que nada no mundo é perfeito. Quem sabe? pode ser que algumas das coisas ditas aqui sirvam de base para melhorar a nossa experiencia e até de futuro dar ideias para que o Alfresco venha ainda a ser melhor.


Cumprimentos,
Ivo Costa
5 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Problemas do Alfresco

Para dizer a verdade também acho que este forum anda um pouco morto, assim que espero que aproveitem para "desabafar" aquelas coisas que os deixam loucos de raiva
Esse forum não está morto esta "mumificado" .

Apesar de todos nós sabermos que o Alfresco é um produto excelente, a verdade é que nada no mundo é perfeito. Quem sabe? pode ser que algumas das coisas ditas aqui sirvam de base para melhorar a nossa experiencia e até de futuro dar ideias para que o Alfresco venha ainda a ser melhor.
1-  Acredito que falta no Alfresco um maior entrosamento e respeito aos desenvolvedores da versão Community pois vcs. esquecem que é esssa versão que será a ponte de apoio para a versão Enterprise.
2- O tutorial de primeiros passos ainda é uma versão de 2007, isso mostra o total desinteresse em divulgar a ferramenta e dar continuidade  perante a comunidade.
3- O que mudou nas versões?.
4-Quais os próximos realeaeses?
5-Onde está os road maps ?.
6-Falta a tradução do material, e se for por conta da comunidade qual o apoio que é dado a mesma.
7-Falta de cursos voltados a Comunidade e divulgação de produtos.
8-Quem são  as pessoas que realmente levam o Alfresco a sério ?.
melhorar a nossa experiencia e até de futuro dar ideias para que o Alfresco venha ainda a ser melhor.

De qual Alfresco vc. fala do Community ou Enterprise ?, não esquecendo que nele há vários frameworks open source.????

Ps. O que vc. pode fazer  para que o produto venha a ser melhor…
sds.
toze
Member II

Re: Problemas do Alfresco

Esse forum não está morto esta "mumificado" .

Razão muito simples, as perguntas mais pertinentes são sempre feitas no fórum em inglês

Quanto ao restantes, a verdade é que a versão Community já levou duas pancadas valentes (não poder usar PostgreSql e Oracle sem ser a pagar)
Fiz um estudo recente, e a questão dos tutoriais é um problema de muito software Open-Source, não só do Alfresco.
A informação de novas releases, o que mudou também pode ser encontrada, se não me engano na Wiki
A questão dos cursos, é muito simples: tens dois tipos de utilizadores, os que usam o Alfresco em empresas (esses recebem formação da empresa que o instalou, nem que seja do dep. de informática do mesmo), ou então a nível da comunidade, e esses não pagam por formações, vão a foruns e afins instruir-se

Cumprimentos
williamsilva
Established Member II

Re: Problemas do Alfresco

Olá Toze,
1- Razão muito simples, as perguntas mais pertinentes são sempre feitas no fórum em inglês
Como vc. pode afirmar isso.??, acompanho alguns Foruns em várias linguas e não é isso que vejo.
2-Quanto ao restantes, a verdade é que a versão Community já levou duas pancadas valentes (não poder usar PostgreSql e Oracle sem ser a pagar)
Na versão do Alfresco Community 3.3 vc.pode usar o PostgreSQL " veja link:
https://issues.alfresco.com/jira/browse/ALFCOM-3280;jsessionid=653112A1FA2644EFFF5330EE66B3A6BF?page...
Já há   projetos onde será possivel usar o Oracle XE e o DB2 express C, na realidade o pessoal vai ter que correr pois logo logo o MySQL vai alterar o tipo de licenciamento e não esquecendo que o Hibernate é open Source  assim como outros frameworks.
Vc. quer dizer que devemos usar somente a Enterprise ??.Não entendi.
Fiz um estudo recente, e a questão dos tutoriais é um problema de muito software Open-Source, não só do Alfresco.
Creio que está havendo algum engano alguns exemplos de frameworks Open Source e alguns deles estão encapsulados no Alfresco.
jBPM, jBoss AS, Hibernate,Tomcat etc.
Fora outras iniciativas também Open Source.
A questão dos cursos, é muito simples: tens dois tipos de utilizadores, os que usam o Alfresco em empresas (esses recebem formação da empresa que o instalou, nem que seja do dep. de informática do mesmo), ou então a nível da comunidade, e esses não pagam por formações, vão a foruns e afins instruir-se

Na realidade formulei a seguinte pergunta.: "7-Falta de cursos voltados a Comunidade e divulgação de produtos.", não esquecendo que o produto pode ser feito download e  pode ser  instalado em qualquer empresa e por qualquer "utilizador".
No entanto fica  complicado divulgar um produto como open source e  os parceiros/revendas , falam que somente a versão Enterprise é a que presta, vcs  estão esquecendo que a Communidade é fortemente open source e o próprio produto é open source.
Bem Toze, eu já dasabafei e disse o que acho, isso porquê  divulgo o produto "Alfresco Community" e por enquanto ele me atende , pois quando não atender mais terei outras alternativas concorrentes como o eXo Plattform (vale a pena olhar). E Vc  quais as suas "ideias para que o Alfresco venha ainda a ser melhor.", pois acho que os foruns  são ferramentas livres.
sds.
ivo_costa
Member II

Re: Problemas do Alfresco

WilliamSilva wrote:
3- O que mudou nas versões?.
4-Quais os próximos realeaeses?
5-Onde está os road maps ?.


Google: site:wiki.alfresco.com roadmap

http://wiki.alfresco.com/wiki/Roadmap


Acredita que quando entrei no mundo do Alfresco, não existia nem um décimo da documentação que existe hoje e não foi por isso que deixei de investigar. jBPM, jBoss AS, Hibernate,Tomcat etc. têm uma diferença do Alfresco… não são produtos finais… ou seja são produtos que para terem utilidade têm que ser desenvolvidos para aplicações especificas. Enquanto o Alfresco é um produto que tem que no minimo basta ser parameterizado ou expandido para coisas mais complexas.  não sendo expandido continua a ter uma função ao contrario dos exemplos anteriores (excepto jBPM).

Quando falo de Alfresco, eu falo na generalidade até porque acredito que uma versão não pode existir sem a outra. A diferença vai se resumir ao nivel de garantia que queremos.

Em questão a cursos ou eventos, se bem me lembro foi efectuado um evento relacionado exactamente com a versão comunity no final do ano passado. O que acho estranho é o porque é que os organizadores não anunciaram aqui no forum português… ou será que fui eu que não vi. Entretanto também foi realizado um evento em Lisboa em Fevereiro no qual eu participei.

Em relação aos forums, realmente existem muitas perguntas pertinentes nos foruns espanhois e outros, no entanto isso não acontece no forum português. Possivelmente será porque em Portugal a grande maioria das pessoas tem conhecimento de Ingles e preferir este idioma para questões técnicas e uma vez que a grande maioria das perguntas já se encontram respondidas em muitos outros locais bastando um simples Google para encontrar o que precisamos. Por outro lado também não posso responder se não existirem perguntas para as quais eu tenha conhecimento.

Apesar do pouco tempo que tenho, Ainda dou uma mãozinha de vez em quando… Aproveito para pedir que em lugar de me enviarem mensagens directamente abram um tópico para que o conhecimento não morra arquivado.

Em relação a queixas… deixa-me que diga que a principal que me dizem todos os dias e neste ponto temos que ver o mundo pela prespectiva do utilizador e não na prespectiva do informático relaciona-se com a principal interface usada neste momento (o chamado Explorer)

WilliamSilva wrote:
6-Falta a tradução do material, e se for por conta da comunidade qual o apoio que é dado a mesma.

Existem alguns projectos de traduções e outros tipos de desenvolvimento, alguns deles suportados por empresas privadas, basta procurar no Alfresco forge  ou mesmo neste forum para entender que não é o abandono total. Em relação ao apoio dado, se consultares o forum ingles e outros podes confirmar que Eng. Alfresco, partners, e muitos outros que não são obrigados a ajudar mas estão a fazer isso mesmo no tempo livre que têm.
Em portugal o numero de pessoas certificadas em Alfresco é mesmo muito reduzido há algum tempo creio que eramos menos de 5 no país todo (não quero arriscar um número mais preciso uma vez que não tenho dados que me ajudem a confirmar)

Mas não podemos esperar que quem passa o dia a mexer nesta ferramenta vai chegar a casa e esquecer filhos, namoradas, amigos e tudo o mais para continuar a trabalhar no mesmo

Mas seguindo em frente… a pergunta era relacionada com a Ferramenta e não com as empresas relacionadas com a Ferramenta ou produtos de suporte à ferramenta. Apesar de entender as preocupações tentem não divagar

Cumprimentos
Ivo Costa
williamsilva
Established Member II

Re: Problemas do Alfresco

Em relação a queixas… deixa-me que diga que a principal que me dizem todos os dias e neste ponto temos que ver o mundo pela prespectiva do utilizador e não na prespectiva do informático relaciona-se com a principal interface usada neste momento (o chamado Explorer)
Mas não podemos esperar que quem passa o dia a mexer nesta ferramenta vai chegar a casa e esquecer filhos, namoradas, amigos e tudo o mais para continuar a trabalhar no mesmo Mas seguindo em frente… a pergunta era relacionada com a Ferramenta e não com as empresas relacionadas com a Ferramenta ou produtos de suporte à ferramenta. Apesar de entender as preocupações tentem não divagar
Na realidade acho que um forum que possui  173  Utilizadores e como vc. disse 5 pessoas certificadas.   " Para dizer a verdade também acho que este forum anda um pouco morto, assim que espero que aproveitem para "desabafar" aquelas coisas que os deixam loucos de raiva :lol:'.Acho que não devemos nos acomodar pois talvez o Sr. não saiba pertenço a alguns grupos "sérios" inclusive esses que comentou acima e em geral  temos uma média de "114,237 usuários registrados" e também gostamos de dividir tarefas independente do horário que precisamos ficar com nosso filhos(tenh dois  e os meus são muito bem educados sim..).E a minha argumentação também já foi colocada em outros forum Alfresco  "http://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=15&t=2&start=15#p355, no entanto peço desculpas se não fui bem compreendido e acredito que algumas argumentações e sugestões  precisam ser tratadas ao vivo olhando nos olhos durante alguns congresso ou webinars Alfresco.
sds.
Grato.