Iniciante Alfresco 3.4.a

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcelocc
Member II

Iniciante Alfresco 3.4.a

Bom dia!

Estou iniciando testes com o Alfresco, para verificar se posso utilizá-lo em uma empresa de projetos industriais.

Vamos digitalizar todos os documentos antigos em papel. O objetivo é utilizar o sistema para acesar esses documentos, que serão em PDF, e os novos (diversos formatos) de acordo com o usuário.
Ex: Setor de engenharia, tem acesso aos projetos. Setor financeiro, tem acesso aos documentos do financeiro e assim por diante.


Como estou testanto, instalei a versão 3.4.a para Windows, mas depois desejo colocar em um servidor Ubuntu ou Windows Server com Postgres.

Tenho uma série de dúvidas e a primeira delas, é como iniciar de forma correta. Ex: Utilizo o Share ou o Explorer, Como criar uma organização, como criar departamentos, etc.

Há alguma documentação, se possível em português, para me ajudar a iniciar com o Alfresco?

Ah! gostaria também de saber como traduzir para português. Pois segui os passos sugeridos no fórum: http://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=15&t=50 e não encontrei o arquivo "web-client-config-custom.xml" e a pasta "/Alfresco/tomcat/shared/classes/alfresco/messages".



Agradeço quem puder ajudar.

Um abraço,
Marcelo
9 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

Ola Marcelo,
Vamos digitalizar todos os documentos antigos em papel. O objetivo é utilizar o sistema para acesar esses documentos, que serão em PDF, e os novos (diversos formatos) de acordo com o usuário.
Vc.  estará desmaterializando os documentos em papel e passando para o processo digital  OCR,PDF/A ,etc , esses mesmos documentos transformados em PDFs. e , posteriormente serão  colocados no alfresco (= Content) para serem gerenciados por ele ok..Há resursos dentro do Workflow  que irá ajudar em muito nesse processo
Ex: Setor de engenharia, tem acesso aos projetos. Setor financeiro, tem acesso aos documentos do financeiro e assim por diante.
Usando o Alfresco Share 3.4a vc. tem como criar vários sites -projetos -  (financeiro,engenharia,RH,processos,Obras,estoque,etcc.) e pode utilizar também o DataList e outros recursos enfim vc.  terá ECM  completo para seus projetos.
vide blog .:
http://williamsilva.wordpress.com/2010/09/28/lancada-a-versao-do-alfresco-community-3-4-a/
http://williamsilva.wordpress.com/2010/10/04/ishare-ecm/

Como estou testanto, instalei a versão 3.4.a para Windows, mas depois desejo colocar em um servidor Ubuntu ou Windows Server com Postgres.
Ok. muito bom o Alfresco Community  3.4a. está homologado para "Ubuntu"  e também para Windows (roda 100%)
Ainda  não fiz teste com o PostegreSql.

Há alguma documentação, se possível em português, para me ajudar a iniciar com o Alfresco?
Não há documentação oficial para Alfresco Community em protuguês.Somente em Inglês nos  sites , blogs e wiki.
http://www.alfresco.com/community/
Ps.: Na comunidade ninguém está interessado em fazer qualquer esforço para dividir informações, criar/traduzir qualquer material/tutorial  informativo. Dai fica cada vez restrito e  difícil vc. ter acesso a essa excelente ferramenta e conhecer os seus recursos .

Na versão Enterprise há empresas parceiras que fornecem suporte e  cursos .:
http://www.alfresco.com/partners/search.jsp?q=&r=la&c=&t=si&a=Search

Para a versão Community  3.3g e 3.4a  estou preparando um curso open source  "não oficial " com laboratório de projetos .

Ah! gostaria também de saber como traduzir para português. Pois segui os passos sugeridos no fórum: http://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=15&t=50 e não encontrei o arquivo "web-client-config-custom.xml" e a pasta "/Alfresco/tomcat/shared/classes/alfresco/messages".
Na versão 3.4a mudou a estrutura dos arquivos de configuração, envie um e-mail  que na próxima semana (estou viajando) envio os arquivos PT_BR e um passo a passo para instalar a  tradução.
sds.
marcelocc
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

William,

Muito obrigado pelas explicações.

Vou testar o Alfresco e com o tempo, posto minhas observações e dúvidas.

Fico aguardando as tuas dicas para a tradução.


Um abraço,
Marcelo
davi1702
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

Senhores , fiquei de fato muito surpreso com o tamanho da interatividade do alfresco com outros produtos


Também sou noob na ferramenta , já realizei ( na versão anterior..) a tradução para portugues tanto do share quanto do explorer, funcionaram quase que perfeitamente.

Ainda encontro dificuldades no que diz respeito a integrações com ferramentas OCR.
No momento estou realizando testes ( apenas testes rsrsrs ) para integrar o Oracle DB 11g e o WebLogic junto com o Alfresco , parece um remendo muito mal feito mas eu vou testar mesmo assim só pra sanar minha curiosidade rsrs.


Posto os resultados depois Smiley Very Happy
williamsilva
Established Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

Ola Davi,
Senhores , fiquei de fato muito surpreso com o tamanho da interatividade do alfresco com outros produtos
Também sou noob na ferramenta , já realizei ( na versão anterior..) a tradução para portugues tanto do share quanto do explorer, funcionaram quase que perfeitamente.  Porquê vc. não compartilha isso com os usuários do forum ????.
sds.
davi1702
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

As traduções eu consegui aqui no forum mesmo , tanto do share quanto do explorer.Porem foram traduçoes feitas na versão anterior ( 3.3 )

Com relação as integrações não foi nada muito siginificativo , consegui fazer ele rodar com o Oracle DB XE 11g, e ativei os plugins do Google docs, veja que não são "AS FUNCIONALIDADES" mas supera a minha expectativa por se tratar de um open source.

Vou procurar aqui o patch de tradução do share e envio por email para quem precisar.

Grato
rleones
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

William, este curso open source não oficial já está pronto? Como obter acesso a ele?

Ah, gostaria dos pacotes e passo-a-passo da tradução para pt_BR. Smiley Very Happy
williamsilva
Established Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

Olá Leone,
  Já respondi o seu e-mail, o curso é feito por  parceiro gold Alfresco.Se quiser na próxima semana podemos conversasr via Skipe e trocar maiores informações sobre curso, suporte e etc.
sds.
lic_fafe
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

Ah, gostaria dos pacotes e passo-a-passo da tradução para pt_BR. Smiley Very Happy

Eu também estava a precisar dessa explicação, será que podiam  Postar aqui no forum.  Pode ser tradução para pt_BR  ou  tradução para pt_PT se existir e os passos claro.

Cumprimentos
rleones
Member II

Re: Iniciante Alfresco 3.4.a

lic_fafe, a ADDs Solutions disponibilizou o pacote de tradução.

Entre em contato com eles através do email: contato@addssolutions.com.br