Desenvolvendo uma interface customizada

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rleones
Member II

Desenvolvendo uma interface customizada

Sou iniciante no desenvolvimento de aplicações com Alfresco e algumas dúvidas comuns surgem na cabeça. O outro post desta mesma categoria ajudou a esclarecer algumas dúvidas, mas outras ainda persistem.

Customizamos o modelo do Alfresco para atender às necessidades de nossas aplicações. Precisaremos desenvolver uma interface mais complexa e sabemos que existem algumas formas de fazer isso utilizando o Alfresco. O que é mais aconselhável: customizar a interface do Alfresco ou desenvolver uma aplicação que consuma os serviços do WebService do Alfresco? Existem outras alternativas?

Grato pelo apoio!

Atenciosamente,

Roberto Leones
2 Replies
paula
Member II

Re: Desenvolvendo uma interface customizada

oi Roberto,

O Alfresco permite várias soluções, tanto criação de uma nova interface, como outras aplicações consumindo o conteúdo do alfresco ou customização da interface padrão.

A melhor solução depende da sua necessidade. A interface do Alfresco Share já é simples e amigável até para os usuários menos acostumados.

Se você for usar o Alfresco como um Gerenciador de Documentos ou ECM, para usar as funcionalidades que já vem nele com algumas alterações, e mais fácil usar a interface que já vem padrão e alterar as funcionalidades ou a camada de apresentação, que no caso do Share é desenvolvida em Surf. Por ser open source e ter o sdk disponível, a customização é feita estendendo as funcionalidades ou criando novas funcionalidades de forma fácil.

Se você tem necessidade de ter outras aplicações acessando o conteúdo do repositório do alfresco, isso tbm pode ser feito, através de webscripts, CMIS ou de outras formas.

Se você quiser usar o Alfresco somenter como repositório e desenvolver outras interfaces fazendo o acesso a ele, também pode ser feito. Pode ser desenvolvida uma nova aplicação em flex, .Net, outras tecnologias web.

Como falei, a solução depende da sua necessidade e também do custo de cada solução.
rleones
Member II

Re: Desenvolvendo uma interface customizada

Bom dia!!!

Uma aplicação que consome os serviços do alfresco via webservice tem um custo elevado?

Desenvolveremos algumas aplicações acessando o mesmo repositório e com interfaces diferentes. Qual seria a forma mais adequada?