Pesquisa de Metadados

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcelovmz
Member II

Pesquisa de Metadados

Prezados, boa tarde!!

Gostaria de saber se os metadados também são pesquisáveis no Alfresco Explorer, pois realizando alguns testes detectei que mesmo na pesquisa avançada… só consigo encontrar arquivos pela data de criação e por palavras existentes no conteúdo do documento, caso queira pesquisar pelo metadado "autor" não obtive respostas… Há alguma implementação a se fazer para que os metadados tornem-se pesquisáveis ou fiz algo errado?
5 Replies
rleones
Member II

Re: Pesquisa de Metadados

marcelovmz, você precisa definir os campos que você quer pesquisar (na pesquisa avançada) no arquivo web-client-config-custom.xml. Abaixo segue um exemplo de código:
<config evaluator="string-compare" condition="Advanced Search">
      <advanced-search>
         <content-types>
            <type name="my:customcontent" />
         </content-types>
         <custom-properties>
            <meta-data type="my:customcontent" property="my:newproperty" />
         </custom-properties>
      </advanced-search>
   </config>
marcelovmz
Member II

Re: Pesquisa de Metadados

Então pelo que entendi a pesquisa default é pelo conteúdo? caso eu queira pesquisar por um metadado terei que configurar ou "ativar" o mesmo no arquivo citado?
Neste momento não quero criar um metadado para pesquisar e sim utilizar os que já vem padrão no alfresco.. mas se alguém quiser mostrar como criar um novo metadado de pesquisa agradeceria..
paula
Member II

Re: Pesquisa de Metadados

A busca é feita nos metadados e no conteúdo de arquivos texto, tais como doc, txt, xls, ppt, pdf, etc.

No Alfresco explorer você tem como criar na busca avançada novos campos de busca conforme tipos documentais que você cria. Para isso tem que alterar alguns arquivos de configuração. Neste link você encontra mais informações sobre Content Model no alfresco: http://edlovesjava.blogspot.com/search/label/Alfresco

No momento de fazer a busca tem que prestar atenção no termo de busca. Caso o termo de busca não seja a palavra completa, deve-se colocar o asterisco na frente ou atrás da palavra. Exemplo: Para encontrar a palavra Alfresco em algum conteúdo, se eu usar como termo de busca 'Alf', não retornará conteúdo com o termo Alfresco.
Para encontrar é necessário usar o *. O termo de busca deveria ser 'Alf*'.
marcelovmz
Member II

Re: Pesquisa de Metadados

Olá Paula, obrigado pelas respostas.. bem mas o que aconteceu foi o seguinte.. eu criei um arquivo no word, cadastrei as propriedades do documento (autor, título, assunto, palavras-chave, etc..) transformei o mesmo em pdf e incluí no Alfresco, quando fui fazer a pesquisa pelo metadado autor, não obtive retorno algum… por isso perguntei se era default a pesquisa só pelo conteúdo do documento.. ou se eu teria que fazer alguma implementação para "ativar" a pesquisa por metadados.. mas vou dar uma olhada no link que vc me enviou para fazer alguns testes… obrigado pelas resposta!
williamsilva
Established Member II

Re: Pesquisa de Metadados

Olá Marcelo,
  Esse documento precisa ser um PDF pesquisavel pois é utilizado o Lucene ex.:
vc. possui um projeto ou " modelo de domínio"  chamado > e  esses contratos estão no formato .doc,pdf,txt. e apontar p/ ele pesquisar " 2011", será feita uma pesquisa full text via Lucene e no Share via Apache Tika.
Mais  se vc. quer algo mais especifico terá que criar um tipo documental com os parametros:
>
>
>
>
Ai sim v. poderá definir as várias propriedades e quando importar o documento para dentro do Alfresco irá apensar o tipo documental  que corresponde ao documento em questão (= costumo criar um tipo documental e gerar um aspecto específico para isso).
Feito isso configuro  no pesquisa avaçada os campos adcionais com os atributos e indices  que quero pesquisar.
Dai ficam algumas perguntas:
Isso é trabalhoso !!. como posso fazer isso em uma massa de dados bem grande
Ok. mais o processo é gerenciado pelo Alfresco e não pelo SGBDs. como em alguns ECMs do mercado.
Via código é possivel  criar os tipos documentais e apensar nos documentos que vão ser movidos para o content Alfresco.
Esse link é meio antigo mais dá para vc. ter uma idéia.:
http://ecmarchitect.com/images/articles/alfresco-content/content-article.pdf
E um post muito bom "A importância da construção de metadados completos e consistentes" :
http://ecmconnection.ning.com/group/classificaotaxonomiaematadados/forum/topics/a-importancia-da-con...
abs.
sds.