Usando o Alfresco como CMS

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
filipecgee
Member II

Usando o Alfresco como CMS

Olá amigos!

Onde trabalho o pessoal quer reformular todo o site da empresa utilizando um gerenciador de conteúdo, facilitando a inclusão e divulgação interna e externa dos assuntos aqui discutidos.
Pesquisei vários CMSs e tive boas informações sobre o Alfresco, com isso baixei e instalei o alfresco-community-4.0.a-installer-win-x32. A partir daí comecei a explorar as interfaces share e explorer.
Após uma manhã de estudos do CMS por conta própria, consegui criar internamente um site, postar artigos e imagens mas não foi o possível disponibilizar este conteúdo via browser para todos.
Na pesquisa sobre CMS encontrei o Joomla!, Drupal e Wordpress. Na interface administrativa desses CMSs há um link para visualizar a index do site e também um local para edição desta página sendo possível agregar addons, pluguins e vários outros serviços.
Com isso a minha maior dúvida foi em relação a criação de site com o Alfresco. Se ele faz essa função, então como criar, editar e disponibilizar este conteúdo a todos os usuários cadastrados ou não.
O site da empresa tem que ter acesso ao público, e somente os usuários cadastrados poderão postar artigos e notícias.

Isto há alguma relação com a versão do produto? Community ou Enterprise?

O Alfresco me ajudará no gerenciamento de conteúdo a partir de uma criação interna de um site e dentro dele sendo divulgados todas as informações?

Vi em outro tópico deste forum a ligação do Alfresco com o Liferay. Na minha situação isto é possível? O Liferay seria a interface de criação das minhas páginas?


Desde já os meus agradecimentos.

Filipe Moura Siqueira
3 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Usando o Alfresco como CMS

Olá ,
"Onde trabalho o pessoal quer reformular todo o site da empresa utilizando um gerenciador de conteúdo, facilitando a inclusão e divulgação interna e externa dos assuntos aqui discutidos."
R- Nesse caso vc. precisa de ferramentas de portais como OpenCMS,Liferay e etc…..

"Pesquisei vários CMSs e tive boas informações sobre o Alfresco, com isso baixei e instalei o alfresco-community-4.0.a-installer-win-x32. A partir daí comecei a explorar as interfaces share e explorer."
R- O Alfresco  é um ECM e um CMS , vc. pode até ter Dashboards,WCM,  etc.
"Após uma manhã de estudos do CMS por conta própria, consegui criar internamente um site, postar artigos e imagens mas não foi o possível disponibilizar este conteúdo via browser para todos."
R- Sim é posível "http://>:8080/share"

"Isto há alguma relação com a versão do produto? Community ou Enterprise?"

Vamos colocar alguns pontos e clarificar esse comentário:
1- Utilizo o Alfresco desde a versão 2.9b, pelo que sei primeiramente é lançada a versão Community e a partir de seu build mais estável é empacotado com alguns recursos a mais, justificando assim o contrato de SLA ,etc..etc..etc..quando então então passa a chamar "Alfresco Enterprise"
2- Hoje muitas empresas não possuem condições de "comprar" uma licença Enterprise portanto fazem opção pela versão Community, usufruindo de todos os recursos que a ferramenta promete e cumpre tranquilamente.Pois a versão "Community" não possui nenhuma limitação, salvo as já documentadas pelo fabricante.
3- Várias empresas (públicas e privadas) no Brasil utilizam o ECM- Alfresco Community com grande massa de dados.No entanto é preciso conhecer suas limitações e restrições.Para isso contate um consultor.
4- O Alfresco a partir da versão 3.3 se viu obrigado a mudar o seu modelo de licença GPL porque os players estavam questionando o exposto acima. E pedindo a garantia de os produtos de seu núcleo continuassem open source,como exemplo foi temos o jBPM -Drools Flow , ter dito não a Alfresco então ela criou a unidade "
Activiti BPM Suite" para o Tom Baeyens + Signavio mostrando o seu nível de seriedade junto a comunidade.
5- Alfresco Community é hoje um dos maiores modelos de Cloud, virtualização e Appliance.Conheço muitos parceiros "Alfresco community" que estão virtualizando o ECM-Alfresco Community e criando um novo modelo de negócio.
Bem, dá para notar que apesar de não ser a última bolacha do pacote (e espero que continue assim), adoro o Community e acredito que já é hora da Alfresco abrir os olhos e observar que a comunidade apesar de silenciosa esta andando a passos largos.
E, também seria legal acabar de vez com essa polemica .
sds.

Link ref.: https://forums.alfresco.com/br/viewtopic.php?f=10&t=10

abs.
filipecgee
Member II

Re: Usando o Alfresco como CMS

Muito obrigado pela ajuda! Clareou muitas coisas em minha cabeça.
Mas ainda tenho algumas dúvidas:

Terei que incorporar ao Alfresco um CMS específico para poder criar o meu site externo propriamente dito?

Além do OpenCMS e Liferay, há outros CMSs que se destacam no mercado? Qual o mais recomendado em relação a: comunidade ativa, templates, pluguins, módulos, addons e etc?
williamsilva
Established Member II

Re: Usando o Alfresco como CMS

Olá Filipe,
Não conheço o escopo do seu projeto e nem a sua empresa, mais  como sugestão desenhe o seu site em um papel de  "pão" e depois faça o mesmo com o seu projeto de gestão documental.
O ideal é a combinação do Liferay e Allfresco 3.4d ( a versão do Alfresco Community 4.0.a ainda sem pacotes de tradução em pt_br).
abs.