Criação de listas de dados

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jere2001
Member II

Criação de listas de dados

Olá, estou aprendendo Alfresco agora. Tenho lido bastante a documentação, porém achei um bocado vago quando o assunto é "listas de dados" ou "Data lists".

Preciso criar listas de dados novos para montar inventários de equipamentos encontrei os seguintes tutoriais:

https://forums.alfresco.com/forum/end-user-discussions/alfresco-share/custom-data-list-09232011-1454 (que não consegui fazer funcionar)

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FXQ1SlFeuqwJ:alfresco.blogwritr.com/%3Fp%3D35+&... (funcionou de forma precária)

https://miblogtecnico.wordpress.com/tag/listas-de-datos-alfresco/ (ainda não testei)

Assim conseguir fazer a nova lista aparecer nem acho que seja tão difícil. O que eu não estou mesmo conseguindo entender é como criar os campos para os itens dessas listas.

Desde já agradeço.

Jeremias
4 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Criação de listas de dados

Boa tarde.

A criação de novas listas de dados é basicamente a mesma coisa que a criação de novos tipos documentais.

Você já sabe fazer isso?
Se não sabe, você deveria começar por essa parte, e assim que entender, passar para as listas de dados.
Um bom tutorial para começar é este aqui http://ecmarchitect.com/alfresco-developer-series-tutorials/content/tutorial/tutorial.html

A diferença básica que você vai perceber quando entender o conceito é:
conteúdo, ou seja, arquivos, você usa:
<parent>cm:content</parent>

pastas:
<parent>cm:folder</parent>

datalists:
<parent>dl:dataListItem</parent>

Não tem muito segredo, mas você precisa entender o que está fazendo.

Se puder, poste aqui o que você já fez, e eu tento identificar qual é o problema.
eniosoeiro
Active Member II

Re: Criação de listas de dados

Ótima tarde Douglas,

Também tenho essa dúvida e com sua resposta não consegui entender bem. Tentei customizar uma lista de dados . O procedimento seria o abaixo?

1 - Criar 03 arquivos, e inserir na pasta shared/classes/alfresco/extension/ sendo: 

2 - Inserir as informações da Lista de Dados no arquivo "share-config-custom.xml" e reiniciar o server.

Fiz isso tudo acima e não consegui ver a lista criada.

3 - Dúvidas?!!

  • Pode colocar várias listas dentro da mesma pasta ou seja, dentro do shared/classes/alfresco/extension/ ou tenho que criar um subpasta para cada lista de dados?
  • Qual o nome que deve permanecer para criação da Lista? Seria as abaixo?
    • XXX-context.xml
    • XXX.properties
    • XXX.xml

Agradeço a ajuda!

douglascrp
Advanced II

Re: Criação de listas de dados

Boa noite.

Quando você inicia o Alfresco por acaso você vê alguma mensagem de erro? Pode compartilhar o arquivo de log completo?

Notei que seu primeiro arquivo, o context.xml, está cheio de caracteres "b b b b b b b b".

Isso foi um erro de quando você copiou o conteúdo ou o seu arquivo está assim?

Quando você diz que não conseguiu ver a lista criada, o que exatamente você quer dizer?

O fato de você fazer o deploy do modelo documental não vai fazer com que uma lista de dados seja criada, mas sim que o novo tipo seja listado no formulário de "nova lista de dados" como um dos modelos disponíveis.

Por favor, esclareça esse ponto.

Você pode ter quantos tipos/aspectos quiser dentro de um arquivo de modelo. Exemplos disso estão dentro dos próprios fontes do Alfresco. Desde que o xml seja válido, não há limitações.

Eu não entendi a sua dúvida sobre os nomes dos arquivos.

O arquivo de registro precisa terminar com -context.xml. Os demais podem ser qualquer coisa, desde que terminado com .xml (para modelo) e .properties (para os labels). A única regra é que o nome e caminho sejam exatamente os mesmos que constam no arquivo de contexto.

eniosoeiro
Active Member II

Re: Criação de listas de dados

1 - Douglas estou usando o alfresco com o Docker, tem algumas limitações quanto mexer nos arquivos internos ou até pegar o log. 

2 - Os "b b b" são do Pastebin, isso não existe no arquivos original. 

3 - Ver a lista criada = Ver dentro no Alfresco : "

O fato de você fazer o deploy do modelo documental não vai fazer com que uma lista de dados seja criada, mas sim que o novo tipo seja listado no formulário de "nova lista de dados" como um dos modelos disponíveis.

Por favor, esclareça esse ponto." - Sim, desculpe, seria a criação de um modelo de lista de dados

4 - Em resumo, não estou conseguindo criar um modelo de lista de dados, não entendi muito bem como criar. Queria fazer algo simples.. como um modelo de lista de notas fiscais, com Numero da Nota e valor.

Agradeço sua Ajuda Douglas!