Duvida multiplos sites

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodolfosouza
Member II

Duvida multiplos sites

Bom dia,

Estou iniciando no Alfresco a pouco meses, tenho alguns clientes interessados em utilizar a solução.
Lendo sobre o Alfresco, vi que ele tem algo chamado multi tenancy, que é como se criasse diversos portais sobre um mesmo servidor, uma mesma instancia de instalação porém com base de dados separadas.

O que seria mais viavel/indicado, para cada cliente um servidor/instalação diferente ou usar o multi tenancy?


Qual a vantagem ou desvantagem de cada um deles?

PS uso Alfresco Community


Obrigado,
Abs
Rodolfo
3 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Duvida multiplos sites

O multi tenancy, em teoria, resolve o problema que você tem, que é manter os dados separados, mas é uma funcionalidade um tanto quanto "fraca".
Você consegue manter os dados separados em partes. O content store, ok, você consegue separar, mas o banco de dados não.
Por experiência própria, dependendo do seu caso, eu recomendaria que você criasse um site diferente para cada "cliente", ou então, para casos mais complexos, uma instalação para cada.

Não tem uma resposta melhor ou pior, eu só evitaria o multi tenancy
rodolfosouza
Member II

Re: Duvida multiplos sites

Obrigado pela resposta Douglas, acho que vale ter um site para cada cliente.
Pela sua experiencia, existe algum problema/risco em ter um site para cada cliente?

Ao meu ver a unica desvantagem  em ter cada cliente em uma instancia seria, o gerenciamento distribuido, além disso so vejo vantagens.Estou certo?

Abs
Rodolfo

douglascrp
Advanced II

Re: Duvida multiplos sites

Um problema que eu vejo é conseguir segregar os usuários.
Em componentes onde você pode selecionar usuários você terá que de alguma forma evitar que um cliente consiga ver usuários de outro cliente.
Outra questão é o backup. Usando uma instalação única, não tem como você restaurar o conteúdo de um cliente específico, caso alguém faça alguma besteira.