Tag em versão específica de documentos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
alexandreluiz19
Active Member II

Tag em versão específica de documentos

Prezados,
Estou com a necessidade de marcar tags específicas em determinadas versões de um documento.
Planejamos utilizar o repositório do Alfresco para a documentação de softwares desenvolvidos pela empresa. Para tanto, é necessário que a cada nova versão de um sistema, os documentos relativos a esta versão sejam marcados (versões específicas desses documentos, pois eles são atualizados a cada nova versão do sistema).
Como poderia resolver esse problema? Pelo que percebi, o alfresco marca o documento em si e não a versão específica dele.
4 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Tag em versão específica de documentos

Qual a sua necessidade em utilizar  as tags. elas são etiquetas/marcas - 
"Planejamos utilizar o repositório do Alfresco para a documentação de softwares desenvolvidos pela empresa. Para tanto, é necessário que a cada nova versão de um sistema, os documentos relativos a esta versão sejam marcados (versões específicas desses documentos, pois eles são atualizados a cada nova versão do sistema)"
Pense em fazer o controle desses documentos utilizando metadados específicos
Ex.:- modeloDocumentosProjeto
      IN06 - Especificação Funcional
       IN09 - Tipos de Objetos (Object Type
E por ai vai…
Obs.ao versionar um documento vc. pode colocar obs. referente a ele
sds.
alexandreluiz19
Active Member II

Re: Tag em versão específica de documentos

Boa tarde William, obrigado pelo retorno.

Vou tentar um exemplo, para ficar mais claro.
Suponhamos que o versão 1.0 do Sistema X, tenha sua documentação composta pelos 3 documentos abaixo:
- Documento A, na versão 1.7. (Apliquei a tag X1.0)
- Documento B, na versão 1.3. (Apliquei a tag X1.0)
- Documento C, na versão 1.2. (Apliquei a tag X1.0)

Mais tarde, melhorias ou correções são solicitadas neste Sistema X. Para tanto, eu preciso atualizar os documentos A (que é atualizado da versão 1.7 para 1.8) e B (que é atualizado da versão 1.3 para 1.4) e ainda criar um novo documento D(versão 1.0).

Portanto, a versão 2.0 do meu sistema X, fica da seguinte forma:
- Documento A, na versão 1.8. (foi atualizado e apliquei a tag X2.0)
- Documento B, na versão 1.4. (foi atualizado e apliquei a tag X2.0)
- Documento C, na versão 1.2. (permanece na mesma versão e apliquei a tag X2.0)
- Documento D, na versão 1.0  (foi criado para esta versão do sistema e apliquei a tag x2.0)

Agora suponha que eu precise recuperar toda a documentação da versão 1.0 do Sistema X. Para isso, eu imaginava filtrar pela tag X1.0, porém como a tag é aplicada no documento (e não na versão do documento), nesse caso seriam retornados os 3 primeiros documentos em suas últimas versões.

williamsilva
Established Member II

Re: Tag em versão específica de documentos

Vc. precisa de um subversion, a solução que vc. precisa não existe de forma nativa no Alfresco Community o ideal seria desenvolvimento dessa funcionalidades.

Content model -   "Documento Mestre "-IN06 - Especificação Funciona -  e nele apensado :
- Documento A, na versão 1.7. (Apliquei a tag X1.0)
- Documento B, na versão 1.3. (Apliquei a tag X1.0)
- Documento C, na versão 1.2. (Apliquei a tag X1.0)

sds.
alexandreluiz19
Active Member II

Re: Tag em versão específica de documentos

Entendi. Obrigado pelo esclarecimento William.
Na verdade usávamos o CVS tanto para a documentação do software quanto para o código-fonte. Há pouco tempo o código-fonte foi migrado para o GIT, mas decidiu-se migrar a documentação para o Alfresco devido aos recursos de colaboração. E também porque no futuro pode ser estendido para toda a empresa como a ferramenta oficial de ECM.