Busca pública externa e metadados

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
juliobrum
Member II

Busca pública externa e metadados

Prezados,

Estou começando meus estudos no Alfresco e preciso de orientações:

Problema a resolver:

Precisarei criar dois repositórios de “Documentos jurídicos”, um restrito aos usuários logados no sistema e outro aberto ao público.
Os arquivos colocados dentro destes repositórios terão que ter campos descritivos (por exemplo, autor, número do documento, setor responsável, ementa, incluir várias referencias legislativas[número lei, artigo, inciso], etc.).

Dúvidas:
1)É possível associar campos descritivos (metadados) a um folder do repositório de modo que todo documento inserido dentro tenha à disposição o preenchimento destes campos?

2)É possível criar uma pesquisa pública (sem necessidade de se logar no sistemas) onde fosse possível pesquisar pelos campos descritivos (metadados) dos documentos através uma busca simples (somente um campo texto) ou através de uma busca avançada (informando o metadado a ser consultado)? Seria possível também fazer filtros no resultado da busca (busca facetada)? Pensei em algo como nestes sites: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp (pesquisa avançada por metadados),  http://www.lexml.gov.br (filtro facetado) e http://www1.tjrs.jus.br/busca/?tb=jurisnova (pesquisa avançada por metadados)

3) Essas funcionalidades podem ser implementadas tanto na versão community como na versão enterprise?

4) Vi em alguns vídeos de demonstração que existe um menu “more” depois de repository, mas não vi isso na versão community. Só existe na versão enterprise?

Att,
Julio
3 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Busca pública externa e metadados

Dúvidas:
1)É possível associar campos descritivos (metadados) a um folder do repositório de modo que todo documento inserido dentro tenha à disposição o preenchimento destes campos?
Sim,
1-) É possível criar uma regra as pastas e relacionar um aspeco ou tipo documental aos documentos a serem inseridos.
2-) O preenchimento dos campos nos metadados somente de forma programática.


2)É possível criar uma pesquisa pública (sem necessidade de se logar no sistemas) onde fosse possível pesquisar pelos campos descritivos (metadados) dos documentos através uma busca simples (somente um campo texto) ou através de uma busca avançada (informando o metadado a ser consultado)? Seria possível também fazer filtros no resultado da busca (busca facetada)? Pensei em algo como nestes sites: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp (pesquisa avançada por metadados), http://www.lexml.gov.br (filtro facetado) e http://www1.tjrs.jus.br/busca/?tb=jurisnova (pesquisa avançada por metadados)
Sim, porém
O usuário precisa estar logado no content-Alfresco para acessar o repósitório , mais pode ser criada uma interface específica para isso.
Não se assuste,uma das interfaces no exemplo utiliza o repositório do Alfresco Community (Apache Solr/Lucene), se for para tranquilizar é um dos motores de  pesquisa utilizado pelo Google.
Ps. O STJ e STF possuem toda uma documentação de integração utilizando o Alfresco Community feita com a nossa colaboração, parece que está aberta p/ consulta mediante solicitação

3) Essas funcionalidades podem ser implementadas tanto na versão community como na versão enterprise?
Sim,sem problemas e com sucesso em 100%
Pois o Alfresco é um software open source .

4) Vi em alguns vídeos de demonstração que existe um menu “more” depois de repository, mas não vi isso na versão community. Só existe na versão enterprise?a
Qual a sua versão do Alfresco ??

Att,
Julio
juliobrum
Member II

Re: Busca pública externa e metadados

Obrigado William!

Em relação à dúvida 2, para acessar os arquivos retornados em uma consulta pública teria que ocorrer o login do usuário? Estava pensando em uma pesquisa totalmente pública, onde o usuário pesquisaria por metadados e visualizaria o conteúdo retornado.

Não consegui saber como entrar em contato com o STF e o STJ para solicitar a documentação de integração ao Alfresco.

Em relação à dúvida 4, a versão que tenho é a 4.2, que baixei do site do Bitnami.

Att,
Julio
rooseveltalphon
Member II

Re: Busca pública externa e metadados

Obrigado por compartilhar a informação.
_______________________________________
mynutribulletrecipes.com