CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigusilveira
Member II

CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

PESSOAL, INSTALEI O ALFRESCO COMMUNITY COM SUCESSO. TUDO FUNCIONA BEM.

ACHO QUE MEU PROBLEMA É SIMPLES. VAMOS LÁ

QUANDO EU IMPORTO UM DOCUMENTO PARA O AFRESCO, O ASPECTO PADRÃO QUE VEM NA INSTALAÇÃO DO ALFRESCO É O <STRONG>Versionável (cm:versionable)</STRONG>. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER POR PADRÃO INICIAL,  QUE TODOS OS DOCUMENTOS ANEXADOS  APAREÇA SEMPRE O ASPECTO <STRONG>Classificável (cm:generalclassifiable)</STRONG>

COMO INSERIR POR PADRÃO UM ASPECTO EM TODOS OS DOCUMENTOS AO CARREGAR OS DOCUMENTOS???
4 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

Bom dia.
Você pode tentar criar uma regra na pasta, vinculado ao evento de criação de documentos, e executar a ação de adicionar aspectos.
Outra opção é usar a opção de executar script, e no script, você escrever o seu código para adicionar o aspecto desejado.
raquel_ballero
Active Member II

Re: CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

Pessoal, tenho uma dúvida.

Para que servem esses aspectos? O que eles mudam as pastinhas, alterei algumas vezes mais não vi diferença.

pericles
Member II

Re: CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

Rodrigo

Os aspectos têm varias funções, dentre elas O Aspecto Editável permite que você edite o documento dentro do Alfresco e faça modificações no mesmo. Outra função é o Resumível, uma vez utilizado este aspecto você edita as propriedades do documento  e faz um resumo do mesmo. Este resumo vai aparecer quando você navegar no documento e abrir a tal pasta que contem o documento você verá o resumo. Concluindo todos os aspectos têm funções distintas.

 O ideal é que você crie a regra dentro da pasta e adicione o aspecto, desta maneira toda vez que voce carregar um documento dentro da pasta você vai em propriedades do documento e acrescente as informações relativas ao aspecto.

Se você adicionar o aspecto diretamente no documento ele não vai influenciar os outros documentos dentro da pasta, desde que você não tenha criado regra para a pasta. 

SDS

Pericles

douglascrp
Advanced II

Re: CARREGAR DOCUMENTO COM UM ASPECTO PADRÃO (DEFAULT)

Outro uso comum dos aspectos é para adicionar atributos novos, que não foram definidos no tipo documental.

Um exemplo é o aspecto de email, que vai adicionar alguns campos como remetente, destinatário.