Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
weberson_araujo
Member II

Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

Olá, trabalho para uma empresa de grande porte do ramo de Saúde e estou avaliando o Alfresco(ECM) e/ou Activiti(BPM)

E tenho algumas duvidas:

O Alfresco é capaz de ser integrado a minha aplicação sem as telas de workflow alfresco?

Ou seja, da minha aplicação quero subir um arquivo e iniciar um fluxo e passar por todas as etapas de um processo de aprovação, por exemplo e apresentando para o
usuário telas da minha aplicação. Sem que o usuário precise logar no alfresco, apenas logando na minha aplicação. O Alfresco seria imperceptivel para o usuário.

Ví que com CMIS é possivel usar o Alfresco (GED) integrado e o Activiti por ser Spring também é fácil de integrar.


Minha duvida é se consigo usar o workflow construido para o alfresco. Integrado com minha aplicação?
4 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

1-O Alfresco é capaz de ser integrado a minha aplicação sem as telas de workflow alfresco?
"Ou seja, da minha aplicação quero subir um arquivo e iniciar um fluxo e passar por todas as etapas de um processo de aprovação, por exemplo e apresentando para o
usuário telas da minha aplicação. Sem que o usuário precise logar no alfresco, apenas logando na minha aplicação. O Alfresco seria imperceptivel para o usuário.""
R- Sim é possível fazer qualquer tipo de integração em sua aplicação.Mais observe que as regras processos , e-mail etc. seriam perdidos e isso  forçaria um retrabalho braçal.Ai vc. construirá um canhão para matar uma mosca, lembre que o Alfresco é construido sobre o que há de melhor em tecnologia open source.
P- Ví que com CMIS é possivel usar o Alfresco (GED) integrado e o Activiti por ser Spring também é fácil de integrar.
"Minha duvida é se consigo usar o workflow construido para o alfresco. Integrado com minha aplicação?"
R- Vc. pode  usar o Activiti BPM como ferramenta BPMS sem ter o Alfresco, ambos são executados em um servlet container .
abs..
http://williamsilva.wordpress.com/
weberson_araujo
Member II

Re: Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

Willian, Obrigado pela resposta.

O Fato é que eu não quero/posso ter uma segunda aplicação dentro da empresa. Para o meu caso a integração com o Alfresco precisa ser transparente, o usuário não pode ver ou logar em uma outra tela/aplicação.
Preciso controlar documentos digitalizados e montar workflow em cima destes documentos totalmente integrado.

Você acha que nesta situação o uso da ferramenta é inviável?

Se é viável? Qual a arquitetura/customização sugerida por você?
williamsilva
Established Member II

Re: Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

"" Para o meu caso a integração com o Alfresco precisa ser transparente, o usuário não pode ver ou logar em uma outra tela/aplicação.
Preciso controlar documentos digitalizados e montar workflow em cima destes documentos totalmente integrado.""
R-
Há recursos/conhecimentos que precisam ser dominados  para vc.e equipe para integrar o Alfresco Community (autenticação, acesso ao content, pastas, regras,workflow, etc") de forma transparente. 
Sim , é totalmente possível e temos casos de  aplicações corporativas que utilizam essa arquitetura.
abs.
resplin
Intermediate

Re: Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

O Alfresco é primério um repositório. Se pode acessar as funcionalidades do repositório através do API publico.

http://docs.alfresco.com/4.2/index.jsp?topic=%2Fcom.alfresco.enterprise.doc%2Fpra%2F1%2Ftopics%2Fpra...

O padrão de CMIS faz um grande parte deste API.

Qualquer coisa que não consegue fazer através do API, se pode definir um webscript e criar um API REST personalizado.

http://docs.alfresco.com/4.2/topic/com.alfresco.enterprise.doc/concepts/ws-architecture.html

O Activiti também tem APIs públicos que se pode chamar.

Neste caso de uso, o Alfresco Share é um interface pelos administradores. Os usuários na sua empresa ão necessitam logar no Alfresco.

Boa sorte.