Mudar local onde os arquivos serão salvos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
desfrage
Member II

Mudar local onde os arquivos serão salvos

Boa noite pessoal,

Sou novo no alfresco e acabo de fazer a instalação da versão 5 community.
Criei uma pasta e adicionei um arquivo dentro dela e depois fui procurar nos diretorios de instalação do alfresco, onde este arquivo estava. Para minha surpresa, os arquivos não aparecem da forma comum e ai descobri que o alfresco grava essas informações no formato BIN dentro da pasta ALF_DATA.

Preciso gravar estes arquivos em outro local pois não gostaria de manter a aplicação junto com os arquivos.

É possivel mudar a pasta para outro drive? Onde mudo esta configuração?
É uma boa pratica separar esta pasta da aplicação?

Tenho um file server com muitos arquivos e eu gostaria de enviar alguns arquivos para o alfresco. Existe algum meio automatizado de realizar esta tarefa?

Desculpem-me pela quantidade de perguntas, mas são duvidas de iniciante.

Obrigado desde já.
9 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Boa noite.

É possivel mudar a pasta para outro drive? Onde mudo esta configuração?
Sim, é posível.

Edite o arquivo alfresco-global.properties e altere o caminho na propriedade
dir.root=C:/Alfresco/alf_data

Mude para outro caminho, e não esqueça de mover os arquivos existentes para o novo caminho que você definir.
Antes de fazer qualquer coisa, pare o serviço do Alfresco.

Feita a mudança do endereço e o transporte dos arquivos para o novo caminho, reinicie o Alfresco e tudo deve estar funcionando.

Avise se encontrar algum problema.
douglascrp
Advanced II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Sobre sua outra pergunta: Tenho um file server com muitos arquivos e eu gostaria de enviar alguns arquivos para o alfresco. Existe algum meio automatizado de realizar esta tarefa?

Você pode habilitar o protocolo cifs, que vai te permitir montar o Alfresco como um drive de rede, assim como você faz com as pastas compartilhadas do Windows.
Outra opção é habilitar o FTP.
williamsilva
Established Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Ps. Dá para habilitar o WebDav, é mais lento mais é seguro..
brunocarazato
Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Olá pessoal, sou novo com o alfresco e pelo que li e entendi o alfresco armazena os arquivos no formato bin  na pasta ALF_DATA, mas para o meu caso, eu precisaria dos arquivos nos formatos originais pois quero utilizar um diretório para extrair informações dos mesmos… É possivel alterar essa forma de armazenamento do Alfresco para que eu possa ter acesso ao diretório com os arquivos normais?
Se não, o que eu poderia fazer?
douglascrp
Advanced II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Até onde eu sei, não é possível alterar esse comportamento.

De que tipo de informação você precisa?
Você pode executar buscas dentro do Alfresco para recuperar informações dos documentos armazenados sem ter que mexer com arquivos em disco.
brunocarazato
Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Por exemplo Douglas, eu vou extrair os dados de arquivos PDFs e converter pra txt. Já com imagens vou aplicar técnicas de OCR para extrair informações das mesmas e o papel do Alfresco nisso tudo basicamente é organizar os documentos pois trato com um volume muito grande e esses processos farei de forma paralela usando principalmente scripts em python, por isso precisava do acesso aos arquivos… Alguma dica para acessar os arquivos " de maneira física "? E obrigado pelo retorno Douglas
williamsilva
Established Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Bruno,
Usando  CMIS +  API do Alfresco, vc.  vai acessar os repositórios e localizar os documentos armazenados no repositório.
Ref.:
http://wiki.alfresco.com/wiki/CMIS
" vou extrair os dados de arquivos PDFs e converter pra txt. Já com imagens vou aplicar técnicas de OCR para extrair informações das mesmas""
Acredito que o ideal seria um melhor estudo do seu projeto, já existe no mercado ferramentas fazendo esse processo.
sds.
brunocarazato
Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Obrigado pelo retorno William mas é o seguinte…tem muita gente que vai coletar muito arquivo e essa coleta tem que ser organizada, a unica forma que encontramos foi de utilizar um GED, porém eu achava que havia sim um repositorio de armazenamento… Eu li o link que você me mandou vou estudar um pouco o assunto que nao conheco nada, qualquer dica, tutorial que tiver, qualquer coisa se puder me mandar agraço,
obrigado,
sds
dhaack
Member II

Re: Mudar local onde os arquivos serão salvos

Bruno, para acessar os arquivos "fisicamente" como pediu, basta habilitar o compartilhamento via WebDav, cifs ou FTP. Através do mapeamento você possuirá acesso aos arquivos e poderá proceder com seu projeto.

Pode seguir os tutoriais abaixo:

https://wiki.alfresco.com/wiki/Client_WebDAV
http://docs.alfresco.com/4.1/concepts/fileserv-subsystem-CIFS.html
http://docs.alfresco.com/4.1/concepts/fileserv-ftp-props.html