Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ruimota
Member II

Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

Boa tarde,

Tenho uma instalação antiga do Alfresco Community Edition (3.3g) que funcionou (em ambiente Windows) até hoje sem problemas de maior.
Uma vez que o servidor que suportava a instalação do Alfresco precisa de ser abatido iniciei testes com um servidor novo (Linux CentOS x64) e tive como base as versões 5.0.a e 5.0.b.
Na primeira versão verifiquei alguma instabilidade no arranque dos serviços (Tomcat e Alfresco) pelo que passei para a versão 5.0.b.
Parece-me existir um problema com esta versão relacionado com o SMTP nomeadamente durante a instalação pois dá o seguinte erro:
"Warning environment is not configured optimally for Alfresco - please carefully review this list before continuing:
While these issues will not prevent Alfresco from functioning, some product features may be unavailable, or the system may not perform optimally.
SMTP TCP port is use: 25"

Avancei com instalação apesar do erro e confirmei que o Alfresco não consegue usar a porta 25 no Outbound email (convite para sites/membros). Fiz testes usando SMTPS (GMAIL) na porta 465 e funciona, mas não me serve pois pretendo usar um servidor Exchange ou seja, na porta 25.

Por forma a excluir o sistema que estou a utilizar tentei instalar a mesma versão do Alfresco em outros 2 servidores: 1 com uma instalação de raiz CentOS 6.5 e outro com uma instalação de raiz CentOS 7. Em todos os servidores o erro aparece durante a instalação.

A minha questão é:
Será que este erro está relacionado com a release 5.0.b? e se sim existe forma de resolver?

Grato pela atenção dispensada,
Cumprimentos a todos.

Rui
4 Replies
williamsilva
Established Member II

Re: Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

Olá,

Costumo utilizar essa configuração:
""
mail.host=smtp.gmail.com
mail.port=465
mail.protocol=smtps
mail.smtps.auth=true
""
Essa versão 5.0.b ainda está faltando alguns ajustes, verifique se o link abaixo ajuda.
https://forums.alfresco.com/forum/installation-upgrades-configuration-integration/configuration/emai...
sds.
ruimota
Member II

Re: Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

Olá William

Já tinha verificado o link é referente a problemas no 5.0.a.
São problemas diferentes, versões diferentes também.
Continuo procurando por erros semelhantes a release 5.0.b é muito recente.

Obrigado
ruimota
Member II

Re: Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

Boas,

Erro resolvido.
Para alguém que venha a ter este problema durante a instalação do Alfresco Community Edition 5.0.b num sistema operativo CentOS 6 ou 7 a solução passa por remover previamente o seguinte pacote de software e dependências:

PostFix Mail Transport Agent (postfix-2:2.6.6-6.el6.5 X86_64)

Resulta e ao instalar não dá erro "SMTP TCP port in use: 25"

Obrigado,

Rui

lvasconceloss
Member II

Re: Erro ao instalar Alfresco Community Edition 5.0.b - smtp port in use

Boa tarde Rui,

Não tive esse problema de conflito de porta, contudo eu configuro o smtp de acordo com o meu provedor, não é me reportado nenhum erro, mas as mensagens simplesmente não são enviadas.