Local do repositório, conexão com o banco...

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
brunocarazato
Member II

Local do repositório, conexão com o banco...

Olá, com referência à este tópico http://forums.alfresco.com/pt/forum/instala%C3%A7%C3%A3o-configura%C3%A7%C3%A3o-integra%C3%A7%C3%A3o...
comecei a fazer testes no alfresco e descobri que todo o conteudo "upado" nele vai para /alf_data/contentstore/subdiretorios

onde os subdiretorios citados á cima variam de acordo com a data e a hora que o arquivo foi enviado. por exemplo se eu faço o upload de um arquivo "teste.pdf" hoje (10/12/2014 às 11:10) meu arquivo vai estar de forma binaria em /alf_data/contentstore/2014/12/10/11/10 só que com um nome estabelecido por meio de um hash por tanto nao sei identificar qual é ele, porém se eu renomear o arquivo .bin para .pdf ele volta a ser o meu arquivo. Pois bem estou falando tudo isso pelo seguinte, independente de qual espaço a pessoa esteja enviando o arquivo ele sempre vai ser armazenado dessa maneira porém eu precisava saber de que espaço esta sendo tratado e eu precisava também poder enviar arquivos para o repositorio do meu alfresco sem ter que enviar um a um pela front page e de maneira que eles contassem também no bano de dados…. Outra coisa, se eu faço alterações no arquivo binario, por exemplo apago ele, na front page do afresco e no banco ainda consta a existencia do mesmo só que se eu tento abrir ou baixá-lo me ocorre um erro (claro, eu apaguei o arquivo…). O que eu realmente preciso para tentar solucionar meus problemas é:
- Acessar o banco de dados do alfresco para pode alterar e entender sobre o conteudo e achar um padrão com os arquivos binarios;
e/ou: - Mudar a forma como o alfresco faz esse armazenamento para poder entender da onde vem, de qual espaço vem o arquivo.
- Conseguir fazer o upload de vários arquivos para o repositório do alfresco sem utilizar o proprio alfresco para fazer esse upload.


Bom, pode ser que ficou meio obscuro mas estou tentando ser o mais claro possivel… Alguma sugestão?
7 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Boa noite.

Já conversamos sobre o assunto, e eu acho que isso tudo que você quer fazer totalmente desnecessário, e extremamente arriscado.

Trabalhar no nível de banco de dados do Alfresco é totalmente não recomendado, e quanto a fazer alterações nele, pior ainda.

Eu recomendo que você descreva em detalhes qual é o tipo de integração/manipulação/leitura que você precisa fazer, e com isso, talvez possamos te ajudar com alguma idéia melhor de se trabalhar usando boas práticas.

Me adicione no skype se quiser conversar sobre o assunto. Meu usuário lá é douglascrp também.

Vamos conversando.

Abraço
francyvaldo
Active Member

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Olá,

Alguém conseguiu alterar efetivamente o local do repositório ALF_DATA sem problemas?!

fiz a alteração conforme mostrado acima.. (Parei o alfresco / alterei o arquivos / movi a pasta para o novo local / reiniciei o servidor)…

mas ao acessar o Alfresco o mesmo não aceita nenhum usuário (Seus detalhes de autenticação não foram reconhecidos ou o alfresco não está disponível no momento)

obg.
douglascrp
Advanced II

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Boa tarde.

Seu servidor estava funcionando normalmente antes da mudança?
Você verificou se não tem alguma mensagem nos logs que possa te ajudar a identificar o problema?

Quais parâmetros exatamente você mudou?
francyvaldo
Active Member

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Bom.

Contextualizando rapidamente. Depois de vários teste para conhecer o Alfresco (que achei uma ferramenta excelente), resolvi por em produção. Já instalei em vários "linuxis"

Para produção adotei o Debian (ultima versão) + Alfreco (última versão)

Máquina "simples" com 2 HD´s e 8gb de memória.

Instalei normalmente, funcionou perfeitamente, cheque até criar os usuários.
Resolvi direcionar o repositório para um HD exclusivo… (baseado em dicas do forum)..

Fiz exatamente. [parei o Alfresco]

montei e criei uma pasta no HD exclusivo /mnt/hd500gb/alfresco

movi a pasta alf_data o destino, ficando: /mnt/hd500gb/alfresco/alf_data

# Restartei o sistema. Acessa a página de login normalmente mas não aceita nenhum usuário. A mensagem é: "Seus detalhes de autenticação não foram reconhecidos ou o alfresco não está disponível no momento".

# depois percebi que o poderia ser o Postegre .. então alterei o ctl.sh e coloquei o caminho NOVO.

mas mesmo assim a mensagem continua…








douglascrp
Advanced II

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Você fez coisa errada, infelizmente.

Faz o seguinte, desfaz tudo. Tenta fazer funcionar como era, no disco original.

Assim que ver que funcionou, mova somente a pasta alf_data/contentstore
Essa é a pasta que tem os arquivos.
Se você mexer outras coisas, como solr e postgres, você terá que editar mais arquivos.
Só o alfresco-global.properties não basta.

Quando muder a pasta contentstore de lugar, você terá que ajustar a propriedade
dir.contentstore=${dir.root}/contentstore
Nessa propriedade você define o novo caminho do diretório dos arquivos.

Qualquer coisa a mais que isso precisará de mais ajustes, então tente ir um passo de cada vez para evitar dor de cabeça.

Me avise se funcionou.
francyvaldo
Active Member

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

OK. Amigo,

Depois de refazer tudo agora deu certo… na verdade estava meio confuso - pra mim, porque nessa versão não tem essa linha do contentstore… criei e ficou show de bola.

resumindo ficou assim (caso outros precisem)

dir.root=/opt/alfresco-community/alf_data

dir.contentstore=/mnt/hd500gb/alfresco/contentstore

Muito obrigado.

(vou partir, depois, para outro dilema que é a questão do Backup). Cada dia que conheço mais o alfresco acho uma ferramenta espetacular..










douglascrp
Advanced II

Re: Local do repositório, conexão com o banco...

Que bom que funcionou.

E o Alfresco é sim uma ferramenta excelente.