Upgrade ou Restore

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rogerscrazy
Member II

Upgrade ou Restore

Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber se é possível fazer a restauração dos arquivos e banco de dados do Alfresco versão 4.2.c para a versão 5.0.c
Eu tenho o backup da seguinte pasta: /opt/alfresco.4.2.c/alf_data. Dentro dessa pasta tem a pasta Postgresql e a pasta Contenstore. Gostaria de restaurar o backup em um ambiente de homologação que está com a versão do Alfresco 5.0.c
Alguém poderia me indicar algum procedimento, documentação ou site que tenha algo a respeito?
Peço desculpas se estou colocando esse post em tópico errado.

Grato,

Rogério.
4 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Upgrade ou Restore

É possível sim. Inclusive, isso que você está fazendo é um upgrade.
Se você procurar documentação sobre upgrade, é isso que você vai encontrar.
Só tem um problema no seu backup.
Copiar a pasta do postgresql não faz sentido algum.
O backup do banco de dados, postgresql ou mysql deve ser feita utilizando-se os utilitarios do banco, e NUNCA copiando arquivos.
No seu caso, você precisa fazer o backup do banco usando o pg_dump.
Com o dump gerado, você precisa fazer um load no novo servidor, usando o psql.

Aqui você vai encontrar um tutorial muito bem explicado sobre o processo http://www.thegeekstuff.com/2009/01/how-to-backup-and-restore-postgres-database-using-pg_dump-and-ps...

Então, reforçando, seu backup da forma que você descreveu está errado.
Você precisa copiar a pasta contentstore e extrair um dump do banco.
Para o restore, copie a pasta contentstore para a nova pasta do servidor novo e faça o load do dump usando o psql.

Me avise se precisar de ajuda.
jorgeg
Member II

Re: Upgrade ou Restore

Boa noite, Douglas

Tenho um problemão também, como você é de São Paulo, acredito que possa me ajudar melhor, tenho um Alfresco community 5.0a rodando em um MacMini, ele ia ficando muito lento, a pessoa que fez a instalação reiniciava o servidor ele voltava mais rápido e depois de uns dias ficava lento novamente, esse pessoa que fez a instalação e a configuração infelizmente não esta mais na empresa, ontem o Alfresco estava hiper lento, o servidor foi reiniciado mas quando dou o start nos serviços aparecem alguns erros e não consigo mais logar, a minha ideia inicial é tirar o sistema do Mac e instalar em um Windows server 2008 e implementar uma rotina de backup, pois pelo que vi não era implementada, baixei o Community 5.0d e estou querendo fazer essa migração nesse feriado, encontrei algumas dicas como a sua acima, mas como não sou uma pessoa de BD e sim de infra, provavelmente precisarei de um auxilio, não sei a sua disponibilidade, mas se for possivel vamos conversar.

Grato
williamsilva
Established Member II

Re: Upgrade ou Restore

Olá Rogers,
1- "Gostaria de saber se é possível fazer a restauração dos arquivos e banco de dados do Alfresco versão 4.2.c para a versão 5.0.c. Eu tenho o backup da seguinte pasta: /opt/alfresco.4.2.c/alf_data. Dentro dessa pasta tem a pasta Postgresql e a pasta Contenstore. Gostaria de restaurar o backup em um ambiente de homologação que está com a versão do Alfresco 5.0.c"
R- Vc. precisa avaliar a compatibilidade da estrutura de seu projeto entre as versões do Alfresco Community alfresco.4.2.c para o Alfresco Community 5.0.c .
Na realidade não ha compatibilidade entre as versões, o alf_data é importante porém vc. precisa avaliar outras configurações contidas na pasta "webapps".
"Nossa empresa não homologou junto aos clientes  nenhuma versão do  Alfresco Community 5.0.x", pelo fato delá ainda não estar "estável",sugiro a vc. que utilize a versão do Alfresco Community 4.2.f.
Observe que o ideal é vc. ter uma instalação correta da ferramenta em um sistema operacional seguro e posteriormente um script de backup 100% validado, para depois pensar em ambiente de homologação e produção.
sds.
William Silva

caiuafranca
Member II

Re: Upgrade ou Restore

Reforçando, eu testei a versão 5.0.c encontrei bugs de calendario entre outras, sei que o post e entigo, mas espero ter ajudado na sua decição.