instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
murilofonseca12
Member II

instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Boa tarde! Preciso instalar o alfresco em um ambiente onde  o banco de dados que será utilizado será o mysql, o mesmo está em um servidor remoto que tenho acesso a ele em outras aplicações php sem problemas.
Alguém pode me ajudar?

12 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Boa noite.

Basicamente o que você precisa fazer é baixar o driver JDBC do MySQL, copiar para a pasta <alfresco_install>/tomcat/lib

Feito isso, altere o arquivo <alfresco_install>/tomcat/shared/classes/alfresco-global.properties e substitua os parâmetros de banco de dados com os valores correspondentes do MySQL. Para isso, procure pelas linhas iniciadas com db, algo mais ou menos assim:

db.driver=org.gjt.mm.mysql.Driver
db.url=jdbc:mysql://localhost:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8
db.username=alfresco
db.password=alfresco
murilofonseca12
Member II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Boa tarde Douglas, olha irei precisar de mais uma ajuda.
É  o seguinte, fiz conforme me orientou iniciei e o tomcat e está na tela de login, o que preciso e não sei como fazer e gerar as tabelas necessárias para o funcionamento do alfresco, uma vez que acredito elas são criadas durante a instalação do mesmo no banco de dados PostgreSQL e que nesse caso eu desmarquei durante  o processo de instalação.  

douglascrp
Advanced II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Boa tarde.

As tabelas são criadas na primeira execução do Alfresco, e não durante a instalação.

Você já baixou o driver JDBC?

Configurou o arquivo alfresco-global.properties?

E um item importante, você criou um banco de dados vazio nesse seu servidor MySQL onde o Alfresco vai se conectar?

Lembre-se que para que o Alfresco possa fazer isso, o usuário que você usou na configuração precisa ter permissões.

create database <nome_db> default character set utf8 collate utf8_bin;

grant all on <nome_db>.* to '<usuario_alfresco>'@'localhost' identified by '<senha_usuario_alfresco>' with grant option;

grant all on<nome_db>.* to '<usuario_alfresco>'@'localhost.localdomain' identified by '<senha_usuario_alfresco>' with grant option;

murilofonseca12
Member II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Douglas, segue as configurações de banco de dados

dir.root=C:/ALFRES~1/alf_data

alfresco.context=alfresco
alfresco.host=alfresco.mysql.dbaas.com.br
alfresco.port=8080
alfresco.protocol=http

share.context=share
share.host=localhost
share.port=8080
share.protocol=http

### database connection properties ###
db.driver=org.gjt.mm.mysql.Driver
db.username=alfresco
db.password='senha do bando de dados irá aqui'
db.name=alfresco
db.url=jdbc:jdbc:mysql://alfresco.mysql.dbaas.com.br:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

As mesmas estão localizadas no seguinte arquivo

C:\alfresco-community\tomcat\shared\classes\alfresco-global.properties

//////////////////////////////////////////////////////////////

o driver JDBC

C:\alfresco-community\tomcat\shared\lib\mysql-connector-java-5.1.44-bin.jar

/////////////////////////////////////////////////////////

url que acesso o projeto

http://localhost:8080/share/page/ 

Antes de alterar as configurações eu já havia acessado essa url, talvez por isso não tenha criado as tabelas agora que inserir as informações corretas.
Sendo assim não sei se terei que desinstalar e instalar novamente para gerar essas tabelas.

douglascrp
Advanced II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Sua configuração está errada:

O driver JDBC deveria estar em C:\alfresco-community\tomcat\lib\mysql-connector-java-5.1.44-bin.jar

O parâmetro alfresco.host=alfresco.mysql.dbaas.com.br se refere ao servidor Alfresco, e não ao banco de dados. Desfaça essa alteração. Provavelmente estava como localhost antes de você mexer.

O local correto de informar o endereço do servidor de banco de dados é aqui db.url=jdbc:jdbc:mysql://alfresco.mysql.dbaas.com.br:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8 , o que você já fez.

Se você chegou a iniciar o Alfresco antes de fazer a configuração, então nada aconteceu, pois sem acesso ao banco, nada é alterado. Pode ficar tranquilo que não será necessário reinstalar.

Faça os ajustes que eu te passei agora, reinicie o serviço do Alfresco e verifique os arquivos de log do Tomcat.

Se quiser, pode compartilhar os logs aqui para que eu possa dar uma olhada.

murilofonseca12
Member II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Os arquivos de logs são extensos , mais deixei logo abaixo.



configurações de banco de dados

dir.root=C:/ALFRES~1/alf_data

alfresco.context=alfresco
alfresco.host=localhost
alfresco.port=8080
alfresco.protocol=http

share.context=share
share.host=localhost
share.port=8080
share.protocol=http

### database connection properties ###
db.driver=org.gjt.mm.mysql.Driver
db.username=alfresco
db.password=senha aqui
db.name=alfresco
db.url=jdbc:jdbc:mysql://alfresco.mysql.dbaas.com.br:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8

//// o driver JDBC

C:\alfresco-community\tomcat\lib\mysql-connector-java-5.1.44-bin.jar

////banco locaweb

Descrição: Nenhuma informação

alfresco

Usuário:

alfresco

Servidor: 

alfresco.mysql.dbaas.com.br (186.202.152.195)

Status:

Ativo

/// alfrescotomcat-stdout.2017-09-13

2017-09-13 19:15:47 Commons Daemon procrun stdout initialized
Cannot create JDBC driver of class 'org.gjt.mm.mysql.Driver' for connect URL 'jdbc:jdbc:mysql://alfresco.mysql.dbaas.com.br:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8'
java.sql.SQLException: No suitable driver
at java.sql.DriverManager.getDriver(Unknown Source)
at org.apache.commons.dbcp.BasicDataSource.createConnectionFactory(BasicDataSource.java:1437)
at org.apache.commons.dbcp.BasicDataSource.createDataSource(BasicDataSource.java:1371)
at org.apache.commons.dbcp.BasicDataSource.getConnection(BasicDataSource.java:1044)
at org.springframework.orm.hibernate3.LocalDataSourceConnectionProvider.getConnection(LocalDataSourceConnectionProvider.java:83)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.buildSettings(SettingsFactory.java:84)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSettings(Configuration.java:2079)
commons-daemon.2017-09-13
[2017-09-13 19:15:47] [info] [ 2660] Commons Daemon procrun (1.0.15.0 64-bit) started
[2017-09-13 19:15:47] [info] [ 2660] Running 'alfrescoTomcat' Service...
[2017-09-13 19:15:47] [info] [ 1620] Starting service...
[2017-09-13 19:15:48] [info] [ 1620] Service started in 1154 ms.


Aparentemente erro no driver, não sei.
douglascrp
Advanced II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Bom dia.

É exatamente isso.

Tente assim:

db.driver=com.mysql.jdbc.Driver
db.url=jdbc:mysql://alfresco.mysql.dbaas.com.br:3306/alfresco?useUnicode=yes&characterEncoding=UTF-8

murilofonseca12
Member II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Douglas, perfeito isso mesmo, fiz as alterações que relatou  e conectei com sucesso ao banco de dados.

Somente mais um detalhe, tentei encontrar a tabela de usuários no banco e acredito que seja  a ACT_ID_USER.


Durante a instalação do executável foi solicitado a inserção de um usuário que inicialmente coloquei 'cpd' e senha 'cpd', porém teste e não logou .
a referida tabela acima está vazia, inserir uns dados diretamente na tabela e não funcionou, existe uma maneira para que eu consiga adicionar um usuário administrador?  

douglascrp
Advanced II

Re: instalar alfresco com banco de dados mysql remoto

Quando o Alfresco é instalado, é criado automaticamente um usuário chamado admin, com a senha também igual a admin.

Tente logar com admin e a senha cpd, e caso não funcione, tente também com a senha admin.

Sobre acessar o banco de dados, te aviso que você não deve jamais alterar dados diretamente no banco de dados do Alfresco.

E não, aquela não é a tabela dos usuários.