Backup e Restauração de arquivos

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
vitorsrosa
Active Member II

Backup e Restauração de arquivos

Olá a todos!

Eu ja venho acompanhando e consegui tirar varias duvidas sobre diversos assuntos aqui e agora tenho mais uma duvida referente a backup e restauração.

Li na documentação sobre isso e la fala que devo realizar backup das pastas contentstore, solr4 e contentstore.deleted...

Até aí tudo bem.

Minha dúvida é quanto ao arquivo contentstore.deleted

Se caso algum usuário excluiu um arquivo mas desistiu, como devo restaurar o arquivo e como vou saber qual arquivo é o correto visto que, o Alfresco salva os arquivos com nomes gerados por ele mesmo?

Além disso, os backups das outras pastas devem ser feitos por script?

Eu não entendi essa parte da documentação muito bem... rsrs

27 Replies
cristinamr
Advanced

Re: Backup e Restauração de arquivos

Para fazer um bakcup corretamente, você deve copiar a área de conteúdo, banco de dados e (opcional) solr4 (se você não copiá-lo, quando você o restaurar, você reindexará tudo).

Depois de ter um arquivo no contentstore, você não poderá recuperá-lo. Nunca mais.

Eu recomendo este link: [How to] Alfresco + Backup and Restore - Venzia Community 

Espero que ajude :-)

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia Cristina!

Eu vi e segui o que está descrito nesse how to e fiz exatamente os passos ditos ali.

Porém, tive problemas na execução

Ao dar o camando ./alfresco-bart.sh a partir da pasta de instalação do script, ele está me retornando essas linhas:

./alfresco-bart.sh: line 122: -v4: command not found
./alfresco-bart.sh: line 125: -v4: command not found
./alfresco-bart.sh: line 167: -v4: command not found
./alfresco-bart.sh: line 222: -v4: command not found
./alfresco-bart.sh: line 270: -v4: command not found
./alfresco-bart.sh: line 770: remove-older-than: command not found
./alfresco-bart.sh: line 772: remove-all-inc-of-but-n-full: command not found
./alfresco-bart.sh: line 774: remove-older-than: command not found
./alfresco-bart.sh: line 775: remove-all-inc-of-but-n-full: command not found
./alfresco-bart.sh: line 781: remove-older-than: command not found
./alfresco-bart.sh: line 783: remove-all-inc-of-but-n-full: command not found

Onde posso encontrar mais informações sobre esse recurso?

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Consegui identificar.. eu tinha pulado um passo na explicação do artigo.

Mesmo assim me surgiu outra dúvida... como faço pra restaurar os arquivos para a estrutura original?

Por exemplo, eu faço um backup agora... porém alguma coisa aconteceu com o hd da maquina e eu tenho que reinstalar o SO e o Alfresco novamente. Como eu faço pra voltar com a estrutura do jeito que estava antes usando esse backup?

Isso é possível?

tfdsimoes
Established Member

Re: Backup e Restauração de arquivos

Olá,

Para restaurares um backup precisas de restaurar a base de dados atrevés do dump que fizeste anteriormente e copear as pastas contentsotre e contentstore.deleted para o local correcto. Eventualmente também a pasta de indexes de solr se tiveres feito backup, se não tiveres feito não há mal. Uma vez que quando lançares Alfresco ele vai reindexar tudo novamente se não tiver indexes.
Começar Alfresco e esperar que arranque novamente,

douglascrp
Advanced II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Boa tarde.

O BART não vai restaurar a "instalação" do Alfresco para você, mas apenas os dados.

Para que você consiga executar a restauração, você terá que instalar o Alfresco novamente no novo servidor, incluindo as dependências.

O correto seria você instalar exatamente a mesma versão que existia no servidor "perdido", e então usar o BART para restaurar os dados (banco, pastas, arquivos de configuração, etc), e utilizar esses dados para executar a restauração na instalação nova, ou seja, a partir da instalação nova, você precisa executar os passos que o Tiago Simões  indicou.

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Bom dia Douglas!

Eu sei que o BART não restauraria a minha instalação...

Mas o que não consigo compreender é que o BART faz o Backup e restaura em uma pasta que eu escolher, mas gera uns arquivos *.gpg e é isso que não estou entendendo pois os arquivos de conteúdo do Alfresco são *.bin

Aqui, eu tenho 2 maquinas com o Alfresco instalado.

Uma delas está com alguns arquivos pra eu realizar testes e a outra está apenas com a configuração idêntica mas sem os arquivos de documentos.

O meu objetivo pra testar esse restore é pegar os arquivos da maquina que tem documentos e passar pra outra que está apenas com a instalação configurada.

A pergunta de 1 milhão de dólares é: Como?

Pergunto assim pois realmente estou com muita dificuldade nisso.

Agradeço muito a paciência de vocês Smiley Happy

tfdsimoes
Established Member

Re: Backup e Restauração de arquivos

Olá,
Eu vou ser sincero Smiley Happy e quem quiser que me bata, eu não sou fã de BART e faço os backups a mão. É mais fácil, no meu ponto de vista, inclusive penso ser melhor uma vez que controlas tudo, onde guarda os backups.

Podes ver aqui como fazer um backup, Performing a cold backup | Alfresco Documentation  . Neste podes ver como restaurar os ficheiros e a base de dados, Restoring Alfresco: how a backup is used - keensoft .
Espero que te possa ajudar desta maneira, apesar de não ser usando BART ....

vitorsrosa
Active Member II

Re: Backup e Restauração de arquivos

Ok... vamos esquecer essa questão por hora e voltar a pergunta original...

Se um usuário deleta um arquivo, eu sei que o mesmo vai para o diretório contentstore.deleted...

Se eu quiser recuperar um arquivo dessa pasta pra estrutura original é possível? se sim, como eu sei qual é o arquivo correto?

tfdsimoes
Established Member

Re: Backup e Restauração de arquivos

Olá,

Vê este link Recovering deleted items | Alfresco Documentation , fala como recuperar ficheiros que foram apagados. Depois de o recuperares da "lixeira" volta ao local onde foi apagado.