Associações (source - target)

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pmans
Active Member II

Associações (source - target)

Boa tarde.

Estou a criar um modelo personalizado e quero colocar uma associação source - target, mas ainda não entendi muito bem como funciona esta parte no modelo.

Usei o exemplo em cima e até aqui tudo bem, consigo relacionar ficheiros do tipo doc, com ficheiros do tipo doc.

É possível ter mais que um tipo no target? Para se puder seleccionar ficheiros de tipos diferentes?

Quais a finalidades mais comuns na utilização deste tipo de associações?

Grato pela ajuda,

MN

7 Replies
cristinamr
Advanced

Re: Associações (source - target)

Que necessidade você tem?
Por exemplo, usei-o para atribuir documentos PDF "responsáveis", que são responsáveis por um metadado cm: person (para escolher um usuário).
Conte-nos mais sobre o que você precisa e nós o ajudaremos.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
pmans
Active Member II

Re: Associações (source - target)

Olá Cristina, obrigado pela sua ajuda.

Por exemplo, ter um tipo processo (source) que será associado a a vários tipos diferentes, fatura, contrato, actas, etc (target). Isto é possível de ser feito?

cristinamr
Advanced

Re: Associações (source - target)

Sim, tente com cm:content, é o conteúdo que está no seu alfresco (documentos)

No seu modelo de dados, ao declarar um tipo, por exemplo, registros, você tem uma tag chamada <parent> se esse pai for cm: conteúdo, a associação funcionara.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
pmans
Active Member II

Re: Associações (source - target)

Bom dia.

Tenho varios tipos de associações criados num modelo. Utilizando o CMIS, existe alguma forma de pesquisar associações por tipo? De modo a obter todos os documentos source ou target que utilizam essa associação.

Ainda avaliei a utilização de query no CMIS, de modo a obter os ids dos documentos, mas não é possivel utilizar query em associações, (se é que entnedi bem).

Por exemplo, tenho 4 processos A;B, C e D, que tem associados vários documentos cada.

Processo A ----> tipo de associação ---> sc.fatura

Processo B ----> tipo de associação ---> sc.contrato

Processo C ----> tipo de associação ---> sc.acta

Processo D ----> tipo de associação ---> sc.fatura

Ao pesquisar por sc.contrato, obteria todos os documentos associados ao Processo B. ao pesquisar por sc.fatura, já iria obter todos os documentos do processo A e D.

É possivel fazer algo similar por CMIS?

Obrigado pela ajuda.

MN

pmans
Active Member II

Re: Associações (source - target)

Bom dia.

Agradecia ajuda na minha mensagem anterior.

Não sei se fui claro na minha dúvida ou no que pertendo fazer

Obrigado,

MN

douglascrp
Advanced II

Re: Associações (source - target)

Bom dia.

Infelizmente não existe suporte para consultas utilizando associações no Alfresco.

Você terá que pensar em outra forma de obter o resultado desejado, por exemplo, localizando o "pai" da associação e navegar pelos filhos, ou então gravar um atributo customizado que represente a associação nos documentos, e então pesquisar por esse atributo.

pmans
Active Member II

Re: Associações (source - target)

Olá Douglas.

É pena não dar para fazer consultas por associações, facilitava muito o desenvolvimento.

Entretanto tenho pensado em alternativas. Deixo por linhas gerias a que estou a pensar em utilizar, que basicamente é o que o Douglas sugeriu.

Criei um modelo personalizado  para ficheiros do tipo processo (será o Source da associação), com algumas propriedades e uma associação (source-Target). Nas propriedades irá existir uma que será designada por codigo, sendo esta a propriedade que irei utilizar para pesquisar o seu contéudo.

SELECT cmisSmiley SurprisedbjectId FROM xpto:mycustomType where xpto:codigo = 'valor a pesquisar'

Através desta query é possivel  obter todos os ids dos documentos do tipo processo que tenho o código com o valor pesquisado

A partir daqui, posso escolher um processo e obter todos os documentos associados ao mesmo.