AnsweredAssumed Answered

Como instalar o Alfresco CE no Ubuntu 16.04?

Question asked by mmerlone on Apr 26, 2018
Latest reply on May 16, 2018 by douglascrp

Olá Pessoal,

Estou muito frustrado tentando instalar o Alfresco Community Edition em um Ubuntu server 16.04. O feijão-com-arroz é fácil, instalar as dependências (a), baixar o alfresco-community-installer-201707-linux-x64.bin, chmod +x, executa, instala, responde as perguntas (troquei o 127.0.0.1 pelo ip real), informo uma senha pro admin, tudo certo e lindo.

Mas o usuário admin não funciona, seja instalando no modo fácil ou avançado. Só encontrei a tela de login no /share/page/ e nenhum login funciona, nem a senha informada durante a instalação nem nenhuma outra padrão (admin, alfresco, etc). Ao tentar o usuário "admin" com a senha informada durante a instalação ele posta a tela e retorna pra tela de login sem nenhuma mensagem. Se eu informo uma senha diferente tem o mesmo comportamento porém com a mensagem "Seus detalhes de autenticação não foram reconhecidos ou o Alfresco Content Services não está disponível no momento.", o que era esperado. Isto me faz crer que o login com a senha certa funciona, autentica com sucesso, mas por algum motivo sou redirecionado novamente pra tela de login.

Indo atrás do RTFM, fui na documentação oficial (1), rolei até a seção do ACE, acessei os docs de instalação em (2) porém aqui começa a confusão. Nenhum dos links fala a respeito do download ou uso do instalador Wizard acima, mas apenas métodos manuais - "Installing the Tomcat application server" + "Installing the Alfresco WARs", sendo que não encontro downloads correspondentes.

Toda a documentação cita parâmetros de configuração, funções, etc, mas é difícil entender qual arquivo contém as confs, onde estão, etc. pois muitas vezes não tem referência nem do nome nem do caminho dele. Quando encontro um nome de arquivo em algum fórum ou blog, ele não existe em meu sistema, devia existir em alguma versão antiga mas não existe mais.

Tentando encontrar uma solução para a falha no login, fui procurar arquivos de log. Estão espalhados pelo sistema, nenhum contém nada que ajude a resolver este problema, com nomes nada intuitivos e fora de qualquer padrão. Em (b) os logs que investiguei.

Enfim, alguém pode me ajudar a entender o que está errado, como debugo o problema de login do admin (pra começar, depois ainda vai ter LDAP) e como posso levar as dificuldades que tive com a documentação pra quem pode fazer algo a respeito?

Grato.

(1) Alfresco Documentation | Alfresco Documentation 

(2) Installing Alfresco Community Edition | Alfresco Documentation 

(a) apt -y install ttf-mscorefonts-installer fonts-droid-fallback fontconfig libcups2 libfontconfig1 libglu1-mesa libice6 libsm6 libxinerama1 libxrender1 libxt6 imagemagick ghostscript libgs-dev libjpeg62 libpng3 libfontconfig libsm6 libice6 libxrender1 libxext6 libcups2 libglu1 libcairo2 libgl1-mesa-glx

(b) logs verificados:

tomcat/logs/catalina.out

alfresco.log

share.log

Outcomes