Instalando a versão atual do Alfresco CE

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
trabalhowf2018
Established Member II

Instalando a versão atual do Alfresco CE

Boa tarde pessoal,

Depois de muitos testes em uma versão do Alfresco CE, numa MV com aplicação bitnami Lamp (por serem testes e um estudo de viabilidade da ferramenta para a empresa onde trabalho, optamos por um instalador compacto), foi decidido, de fato, implantar o Alfresco CE.

Com isso, vamos instalar a nova versão do zero, sem o uso de nenhum instalador LAMP.

Gostaria de saber se podem me ajudar com os pré requisitos necessário para essa nova maquina que está sendo construída , com o necessário ou mesmo links que possam me ajudar.

Vou deixar aqui algumas dúvidas básicas:

1- O Alfresco CE será instalado em uma máquina lunix. Qual distribuição vocês mais indicam? (Ubuntu, Debian, Minti,...)

2- Qual a versão no MySQL usar para a versão mais atual?

3- É preciso a instalação do JBoss?

4- Vocês indicam o uso do Activiti CE? (No caso de precisar de uma tarefa de workflow customizada)

Desde já, obrigada.

13 Replies
cristinamr
Advanced

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Ola.

1.- Aqui está a lista dos releases: https://community.alfresco.com/community/ecm/tags#/?tags=release%20notes 

EA - Test

GA - General Access - Produção

A última versão estável para produção é 072017

2.- Supported Platforms | Alfresco Documentation 

3.- Não, você pode fazer isso com o tomcat, por exemplo. Veja o link no ponto 2 para ver o que é suportado.

4.- Você pode fazer fluxos de trabalho personalizados, aqui está um guia de desenvolvimento >> Creating Custom Advanced Workflows in Alfresco | ECMArchitect | Alfresco Developer Tutorials 

Cris.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc
trabalhowf2018
Established Member II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Obrigada pela ajuda Cristina MR

Uma outra pergunta: É possível separar o repositório da aplicação Alfresco?

Exemplo: A Aplicação ficar em uma máquina e o repositório (onde são carregados os documentos) em outra. Assim, caso eu precise realizar qualquer alteração/customização/manutenção ou mesmo retornar um snepshot anterior da maquina, eu não perca os documentos que já foram armazenados.

douglascrp
Advanced II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Boa tarde.

Nesse caso, você poderia usar um storage na rede, e fazer o mapeamento dele no seu servidor Linux onde o Alfresco será instalado.

Dessa forma, os documentos estarão salvos fora da máquina.

Mas lembre-se que para que o Alfresco funcoine, você precisa também do servidor de banco de dados, e nesse caso, seria recomendado que você também usasse um servidor externo, exclusivo para o banco de dados, e configurar o Alfresco para que ele se comunique com esse servidor.

Quanto à retornar um snapshot da máquina, saiba que isso não é recomendado, e para esse tipo de coisa, o recomendado é você executar o procedimento de backup e restore, conforme documentação oficial.

trabalhowf2018
Established Member II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Obrigada pelo retorno Douglas C. R. Paes

Com relação ao BD, minha ideia era deixa ele e o repositório de arquivos no mesmo servidor e a aplicação em outro. Você vê problema nisso?

douglascrp
Advanced II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Não há problema algum.

trabalhowf2018
Established Member II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Obrigada Douglas C. R. Paes!

Desculpa enviar perguntas pingadas, mas é que elas começam a surgir conforme vou evoluindo com as funcionalidades e conhecimento do sistema. Rs

Outras perguntas:

1- Na versão normal do Alfresco CE (como citei na pergunta inicial, hoje tenho instalado uma aplicação compacta Bitnami Lamp), o repositório já é instalado junto com o Alfresco, ou preciso instalar ele a parte, como se fosse um AMP?

2- É possível acessar o Alfresco pelos Apps encontrados na PlayStore?

douglascrp
Advanced II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

1- Se você usar o instalador oficial, você terá tanto o Share quanto o Alfresco e o Solr instalados.

Então não, não existe semelhança alguma com um AMP.

2- Você pode usar as aplicações oficiais da Alfresco que estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

trabalhowf2018
Established Member II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Me corrija se eu estiver errada, mas o Solr é uma aplicação de busca que faz interface entre o Alfresco e o repositório, ou ele tem outras funcionalidade?

douglascrp
Advanced II

Re: Instalando a versão atual do Alfresco CE

Ele é o responsável pela execução das buscas dentro do Alfresco. Ele é requisito para que o Alfresco funcione corretamente.