Instalação Alfresco: Docker vs ZIP

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
francyvaldo
Active Member

Instalação Alfresco: Docker vs ZIP

Muito bom dia SrX,

Já tinha meio que desistido do Alfrescom com a mudança para docker (Quando mudou o formato já tinha acabado de fazer os testes que precisava para por em produção..)

Mas como acho uma ferramenta muito fantástica, eis-me novamente.. Mas tenho dúvida que está me perturbando um pouco.

Qual a melhor forma de instalar o Alfresco em um servidor um pouco modesto Docker ou ZIP?

Pergunto porque pelo que vi nas instruções o ZIP me pareceu um pouco adaptação..

e em relação ao docker, no próprio site do Alfrescolo colocam como algo para testes..

--> Na página de instruções de instalação via docker

"Use this information to quickly start up Alfresco Community Edition using Docker Compose. This deployment method is only supported for development and test environments."

Google Translator

"Use essas informações para iniciar rapidamente o Alfresco Community Edition usando o Docker Compose. Esse método de implantação é suportado apenas para ambientes de desenvolvimento e teste. "

Estou "louco" para usar como um sistema para guarda de dados de inteligência.. mas estou inseguro.

pra finalizar: Douglas C. R. Paes‌, nunca considerou criar um curso na Udemy, básico do Alfresco, tipo da instalação a conhecer os componentes básicos.. Seria muito bom..

2 Replies
douglascrp
Advanced II

Re: Instalação Alfresco: Docker vs ZIP

Bom dia.

Quando você diz "um servidor um pouco modesto", o que seria isso?

Quando você instala o Alfresco, o ideal é que você siga as boas práticas e que disponibilize recursos suficientes para que o sistema funcione.

Quanto à docker VS instalação manual, isso fica totalmente à seu critério.

Nós da DG utilizamos a instalação manual, mas isso é apenas uma questão de preferência.

Já quanto à mensagem do site da Alfresco: "Use this information to quickly start up Alfresco Community Edition using Docker Compose. This deployment method is only supported for development and test environments.", lembre-se que a versão Community como um todo, independente do método utilizado para a instalação, nunca foi "suportada" pela própria Alfresco, ficando a responsabilidade por instalar, configurar e manter/suportar por quem decide fazer a implantação, ou então delegar essa função para alguém que conheça a ferramenta à fundo.

Mas podemos te garantir que ela funciona SIM em ambientes de produção, e pode ser usada até mesmo para instalações grandes, desde que saiba o que está fazendo.

Nós mesmo temos dezenas de instalações rodando em diversos clientes em diversas áreas de atuação, algumas inclusive já por mais de 5 anos, sendo esses servidores atualizados quando novas versões são lançadas.

E sobre lançar material "básico" no Udemy, sinceramente, não vejo utilidade, pois básico já tem muita coisa disponível, de forma gratuita inclusive, e se fosse lançar algo "avançado", creio que ficaria muito caro ou mesmo inviável de forma online.

francyvaldo
Active Member

Re: Instalação Alfresco: Docker vs ZIP

Obrigado Douglas C. R. Paes‌, esclarecedor e estimulante..

Bom, desculpe a demora no feedback. Mas não foi "descaso" com a ajuda - Foi por que estava instalando/usando o sistema para poder perguntar com melhor propriedade.

Sobre a quantidade de material/curso , realmetne tem muito (não fui especifico).. Em português até tem, mais a maioria absoluta referese a versões bem antigas.

* Sobre meu "pequeno server" ele possui as seguintes características principais: Intel i5-2400 (3.10GHz) / 8GB de RAM... deve ficar exclusivo para o Alfresco 6 com menos de 20 usuários (até funciona um sistema bk - Backuppc - mas só executa à noite)

* Realmente a instalação não é tão "complicada" com Docker. Mas por outro lado, pelo menos pra mim, nesso novo modelo, ficou algumas dúvidas de como são organizados algumas coisas na estratura do Alfresco 6.

(Já conheço um pouco o docker)

Vejamos:

 * Sobre o local dos arquivo: Num eventual backup completo do Alfresco seria suficiente copiar as pastas do HOST onde o Alfresco monta os VOLUMES (/var/lib/docker/volumes/)?
 
 * Mais o menos no tema VOLUME. Qual seria a melhor maneira de enviar meus 10Gb de documentos que estão na pasta compartilhada no servidor?

Como será uma ação única seria interessantes poder levar tudo de uma vez..